Como Vini Jr vem transformando a quebrada em que cresceu
Referência não apenas dentro de campo, o jogador tem iniciativas de incentivo ao esporte, tecnologia e educação antirracista nas escolas
Cria de Porto do Rosa, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o craque Vini Jr não é referência apenas dentro de campo, mas também onde nasceu e cresceu. O jogador de 22 anos é motivo de orgulho por suas lutas e história.
No último domingo (21), infelizmente, o brasileiro foi mais uma vez vítima de racismo na Espanha, ao ser xingado pela torcida do Valencia no jogo contra o Real Madrid. Ele tem recebido uma onda de apoio e acolhimento nas redes sociais.
Ídolo de muitos, Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, também tem um trabalho social e de resistência fora dos campos. Criado em 2021, o Instituto Vini Jr, por exemplo, é uma organização sem fins lucrativos presidida por ele, com o objetivo de construir novos caminhos para a aprendizagem em escolas públicas.
Priorização da educação
Na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, onde Vinícius estudou durante parte da infância, uma das salas é destinada ao instituto, que aplica, em diversas escolas de São Gonçalo, um método voltado para acelerar o processo de aprendizagem na rede pública de educação.
O ambiente é direcionado aos professores e alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na época, a iniciativa foi desenvolvida em conjunto com a direção do colégio e contou com o apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura de São Gonçalo.
Investimento em tecnologia
A ideia do projeto é melhorar a capacitação de profissionais da educação para o uso da tecnologia no ensino infantil. Por meio do aplicativo Base, o futebol é usado como ferramenta para ensinar os conteúdos que são aplicados em sala de aula.
Na primeira fase do app o jogo foi dividido em três temporadas, como nos torneios de esporte. O jogo é gameficado, oferece moedas, pontos e troféus para ampliar e manter o interesse das crianças.
São oferecidos às instituições de ensino aparelhos como smartphones, tablets, smart TV, laptops e internet, além de acesso ao aplicativo, um software educativo que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Educação antirracista nas escolas públicas
Outro trabalho fundamental que o Instituto Vini Jr tem desenvolvido é um material sobre antirracismo nas escolas públicas do Brasil.
A equipe pedagógica do instituto construiu, em parceria com o professor Allan de Souza, conteúdos que tratam de assuntos como a solidão da criança negra no ambiente escolar, impactos do racismo recreativo, como ser um educador antirracista e a importância de uma educação antirracista nas escolas brasileiras.
De acordo com a página da instituição, o material já está sendo levado para as os colégios e foram realizadas oficinas para as professoras da rede municipal do Rio de Janeiro, em escolas que já são atendidas pelo Instituto Vini Jr. Agora, a meta é difundir as oficinas para outras outras regiões do país.
Incentivo ao esporte
Nas escolinhas em que Vini Jr treinou, por exemplo a Escola Flamengo de São Gonçalo, há pôster do jogador e um orgulho imenso da revelação rubro-negra. A trajetória do atleta tornou-se esperança num lugar em que muitos jovens não têm perspectivas.