Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira o significado e a história do Jaçanã, eternizado no samba de Adoniran Barbosa

A origem da comunidade remonta a 1870, quando era denominada Uroguapira devido à crença de que havia ouro na área

23 ago 2023 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários
Antigamente Jaçanã era chamada de Uroguapira
Antigamente Jaçanã era chamada de Uroguapira
Foto: Everaldo Silva/Futura Press

Nos versos da famosa canção "Trem das Onze", Adoniran Barbosa nos contou que morava em Jaçanã e, se perdesse aquele trem, só conseguiria voltar para casa na manhã seguinte. Afinal, você conhece esse distrito da zona norte de São Paulo, citado pelo sambista?

Qual é a origem do Jaçanã?

A origem da comunidade remonta a 1870, quando era denominada Uroguapira devido à crença de que havia ouro na área. Porém, visto que isso era apenas um rumor, o nome foi encurtado para Guapira, que era como os indígenas se referiam à região da Cantareira.

Em 1° de junho de 1930, o bairro teve seu nome alterado para Jaçanã, em referência à ave ribeirinha característica da localidade, também chamada de parrídea, devido ao tom avermelhado de seu peito.

Por um longo período, a área era referida como zona hospitalar, devido ao seu clima aconchegante e a paisagem de colinas que proporcionava um ambiente propício à instalação de clínicas de recuperação, asilos, sanatórios e leprosários. No ano de 1934, vastas extensões de terra foram loteadas pelos irmãos Mazzei, resultando, ao longo do tempo, na transformação da região em um bairro de classe média.

Como chegar no Jaçanã?

O local é servido por diversas linhas de ônibus. De metrô, é através da Linha 1-Azul, que abrange o trajeto entre as estações Tucuruvi e Jabaquara.

O distrito de Jaçanã é composto pelos bairros: Vila Milagrosa, Vila Germinal, Jaçanã, Vila Constança, Jardim Modelo, Jardim Aliança, Vila Carolina, Vila Ester, Vila Laura, Vila Isabel, Jardim Cabuçu, Parque Edu Chaves, Jardim Guapira, Vila Nilo, Chácara São João, Vila Nova Galvão.

Trem das Onze

Adoniran Barbosa, também conhecido como João Rubinato, nasceu no interior de São Paulo, em Valinhos e deixou um legado para o bairro de Jaçanã com a icônica música “Trem das Onze”, lançada em 1964. Essa canção faz menção ao trem que ligava Jaçanã a Guarulhos. A estação foi inaugurada em 1910, nas proximidades do Asilo dos Inválidos, em Guapira, mas encerrou as atividades em 1965.

Companhia Cinematográfica Maristela

Fundada em 1949, o estúdio de cinema Companhia Cinematográfica Maristela foi pioneiro em São Paulo, local frequentado por artistas notáveis como Adoniran Barbosa, Tônia Carrero, Odete Lara e Procópio Ferreira. Priorizando filmes de baixo orçamento, Maristela não se dedicava a grandes produções. Entre os seus projetos estão “Presença de Anita”, “Meu Destino é Pecar”, “O Comprador de Fazendas”, e “Pensão da Dona Stela”, no qual Adoniran Barbosa contribuiu com suas composições e também como ator.

O que tem na região?

O bairro de Jaçanã conta com diversos pontos de destaque, como o Hospital São Luiz Gonzaga, pertencente à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fundado em 1904 como um leprosário, o local tinha como objetivo principal cuidar de pessoas com hanseníase. No ano de 1932, ocorreu a transição para um hospital especializado em tisiologia, concentrando-se no tratamento da tuberculose. A partir de 1988, passou a funcionar como um hospital geral.

Já o Museu Memória do Jaçanã, idealizado por Sylvio Bittencourt, preserva fragmentos da história do bairro. Entre os itens expostos estão quepes de maquinistas, projetor do estúdio de cinema Maristela, o chapéu de Adoniran Barbosa, bem como o chapéu e vestimenta de Ernesto Paulella, que foi fundamental para a criação da música “Samba do Arnesto”, de Adoniran, e outras peças de valor histórico.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade