Conheça o bairro onde nasceu Jojo Todynho, cria do subúrbio carioca
Artista é de Bangu, um dos locais pioneiros a incluir negros e operários no clube de futebol; região conta com diversos moradores famosos
Jordana Gleise de Jesus Menezes, mais conhecida como Jojo Todynho, nasceu em Bangu, subúrbio do Rio de Janeiro. Exaltando suas raízes, a cantora lançou em agosto de 2022, a música “Bangu”, uma homenagem ao bairro em que cresceu.
Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, Bangu se destaca como um dos mais densamente habitados na cidade, abrigando uma população de mais de 250 mil pessoas.
No dia 8 de março, além de ser comemorado o Dia das Mulheres, também é considerado o aniversário de Bangu, data que faz referência à inauguração da Fábrica Bangu em 1893, no qual as mulheres representavam quase metade do total de trabalhadores.
Atualmente, a Fábrica Bangu abriga o Bangu Shopping, inaugurado em 30 de outubro de 2007. O bairro também conta com a Estátua da Liberdade, criação de Fréderic Auguste Bartholdi, encomendada pelo barão Rio Branco em 1899 para celebrar o décimo aniversário da República do Brasil.
Bangu também contou com a presença de ilustres moradores. Entre eles estão nomes como os jogadores de futebol Domingos da Guia, Ademir da Guia e Vágner Love, além do cantor Wander Pires e o escritor José Mauro de Vasconcelos.
Além das personalidades que passaram por Bangu, o bairro é amplamente conhecido por suas temperaturas elevadas, que no verão podem chegar a mais de 40°C. É um dos locais mais quentes do Rio de Janeiro.
Pioneiro
Um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Bangu Atlético Clube foi oficialmente fundado no dia 17 de abril de 1904. Com mais de 100 participações no Campeonato Carioca, o clube foi um dos pioneiros a incluir negros e operários em sua equipe, desempenhando um papel crucial na democratização do esporte.
A origem do clube remonta a Fábrica Bangu, onde alguns britânicos introduziram o esporte aos brasileiros. Em 1905, Bangu foi um dos membros fundadores da primeira Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, desde o início estando estreitamente associado à classe operária e ao bairro.