Conheça o Dicionário de Favelas Marielle Franco
Plataforma colaborativa foi lançada em 2019 por lideranças comunitárias, instituições acadêmicas e coletivos
O Dicionário de Favelas Marielle Franco, ou Wikifavelas, foi lançado em homenagem a Marielle Franco, que faleceu há seis anos. A plataforma é gratuita e possui conteúdo produzido de forma colaborativa sobre as periferias brasileiras com 2.156 verbetes para consulta, 6 mil páginas de referências e 3.565 arquivos.
Apesar da morte de Marielle Franco completar seis anos sem o esclarecimento de quem mandou assassinar a vereadora do PSOL, aconteceram ações relevantes em sua homenagem. Uma delas é o Dicionário de Favelas Marielle Franco, ou Wikifavelas, lançado em 2019.
A ideia é produzir verbetes sobre as periferias brasileiras de forma colaborativa e gratuita. Os interessados podem começar pesquisando a própria palavra “favela”, com diversos resultados, como “favela 3D”, e relacionadas a música e locais específicos, como Vigário Geral.
Quem quiser escrever, deve fazer inscrição na plataforma, aceitando as regras de participação. Entre as áreas do site, destaque para a seção de fotografias de favelas brasileiras, com objetivo de preservar a memória dos territórios através de imagens.
O projeto começou a ser pensado em 2016 no Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde da Fiocruz. A própria Marielle Franco era entusiasta do Dicionário das Favelas. Em sua memória, está escrito o verbete “UPP – a redução da favela a três letras”.
Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi tema da pesquisa e da dissertação de mestrado de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense em 2014.
Existem 2.156 verbetes para consulta, mais de 6 mil páginas de referências e 3.565 arquivos no Dicionário de Favelas Marielle Franco. Ele é apoiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).