Projeto em escolas valoriza identidade negra em Salvador
Imersão literária dialoga com público infantojuvenil sobre identidade afro-brasileira e educação antirracista
Utilizando livros como Aziza, a Preciosa Contadora de Sonhos, são realizadas contações de histórias, leitura dramática, apresentações teatrais e oficinas de escrita criativa e musicalização.
Com o objetivo de fortalecer e valorizar a identidade de crianças e adolescentes negros, o Circuito Letras Pretinhas realiza uma programação cultural que envolve arte e literatura, entre os dias 15 e 30 de maio, em bibliotecas comunitárias e escolas públicas do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A programação acontece a partir de uma imersão literária na poética da literatura preta infantojuvenil, tomando como base três livros de autoria da escritora Cássia Valle. Um deles, Calu, uma Menina Cheia de Histórias, venceu o prêmio APCA como melhor livro infantil em 2017.
São utilizados ainda os livros Aziza, a Preciosa Contadora de Sonhos e Felipa, Maria Felipa. A partir dessas narrativas são realizadas contações de histórias, leitura dramática, apresentações teatrais e oficinas de escrita criativa e musicalização.
O Circuito Letras Pretinhas agrega linguagens da literatura, do teatro e da música, contando com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição. A circulação acontece em uma das regiões majoritariamente negras de Salvador e abrange quatro bairros do Subúrbio.
Serviço
16/05 (quinta - 14h às 16h)
Escola Comunitária Santo Antônio - Periperi
Oficina Musicalização
Oficina Escrita Criativa
Bailinho da Aziza (mini espetáculo teatral)
20/05 (segunda - 9h às 11h)
Acervo da Laje – Acervinho – Plataforma
Oficina Musicalização
Oficina Escrita Criativa
Leitura Dramática
23/05 (quinta - 14h às 16h)
Creche e Escola Mãe Nildete – Vista Alegre
Oficina Musicalização
Oficina Escrita Criativa
Mini Recital Maria Felipa