B-boy brasileiro vai dançar na abertura das Olimpíadas de Paris
Samuka integra companhia francesa de break que se apresenta na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024
B-boy do Distrito Federal faz parte do grupo ILL-Abilities, composto por dançarinos com deficiência, de vários países. Samuka viralizou recentemente com vídeo de apresentação em programa de televisão dos EUA, o America´s Got Talent, onde deu salto mortal com uma perna.
Apesar do break brasileiro não ter conquistado vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, estaremos bem representados com o b-boy Samuka, das quebradas do Distrito Federal. Ele integra a companhia francesa ILL-Abilities, que se apresentará na abertura dos Jogos Olímpicos.
Samuel Henrique, o Samuka, é um dos oito b-boys do grupo, com componentes de diferentes países. O brasileiro ficou mundialmente conhecido com vídeo de apresentação no programa America´s Got Talent, nos EUA, no início de junho.
Atualmente morando na França, o b-boy Samuka é nascido e criado entre o Recanto das Emas e Ceilândia, quebradas do Distrito Federal. Faz apresentações individuais e com seletos grupos de dança, entre eles a ILL-Abilities.
A companhia de break foi fundada em 2007 por Luca Lazylegz Patuelli, do Canadá. Além dele e dos brasileiros Samuka e Perninha, há integrantes dos EUA, Chile, Holanda, Coreia do Sul e França.
Samuka: personalidade mundial
A participação do b-boy Samuka no palco do America's Got Talent, programa da emissora NBC, dos EUA, provocou comoção internacional no último mês, fazendo do artista brasileiro um dos nomes mais buscados na internet.
Ele passou a ser personagem de reportagens em diversos veículos e plataformas. Recentemente, esteve em Brasília e fez reunião com o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, debatendo melhores oportunidades para o breaking.
Participou de vídeo institucional do Ministério da Cultura e visitou a Abrace, local que o assistiu no período de adaptação após a cirurgia para livrá-lo de um câncer. Na ocasião, foi convidado a ser Embaixador da instituição.
O que o b-boy anda fazendo?
Nos últimos dias, em Calais, na França, onde mora, Samuka voltou a trabalhar com a Companhia Hervé Koubi, outro grupo do qual faz parte, em shows e apresentações.
Também está ensaiando a nova coreografia que levará à próxima fase do programa de televisão que o tornou mundialmente famoso, o America´s Got Talent.
Diferentes marcas de calçados e roupas tornaram-se parceiras do profissional, que retorna ao Brasil em 15 de julho, permanecendo uma semana em São Paulo. A agenda prevê gravações, entrevistas, fechamento de parcerias e reuniões.