Conheça Dois por Cento, youtuber pioneiro do basquete de rua
Até a abertura do canal, em 2015, influenciador se envolveu com vários esportes, sempre interessado nos estilos livres
O basquete de rua é predominantemente praticado por pessoas da periferia e tem relação direta com a cultura hip hop. O crescimento do esporte, que virou olímpico, é paralelo à carreira do influenciador digital Dois por Cento. Ele é um dos pioneiros na produção de vídeos sobre basquete de rua, ou 3X3. Trabalhando para a NBA, ele conta como virou influenciador.
Sidney Gabriel, de 31 anos, o Dois por Cento, youtuber com mais de 1 milhão de inscritos em seu canal, duvidou da dica de um amigo para começar a produzir conteúdo sobre basquete de rua.
Mas tentou, surpreendeu-se com o resultado, e hoje vive como influenciador digital. Profissional do freestyle, há quase dez anos ele começou fazendo tutoriais para quem queria jogar e desenvolver habilidades de basquete de rua. Atualmente, participa da série NBA na Estrada, no Youtube da NBA Brasil.
Com o programa, roda os Estados Unidos mostrando os bastidores das franquias da NBA ao lado de Caio Teixeira, também youtuber, além de Mítico e Igão, apresentadores do podcast PodPah.
Recentemente, Dois por Cento foi nomeado embaixador do NBB trio, projeto de basquete 3X3, parceria da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Associação Nacional de Basquete 3X3 (ANB3X3).
Antes de continuar, é necessário explicar que o apelido Dois por Cento surgiu em um campeonato, no qual Sidney Gabriel usava a camisa número 2. “A galera não me conhecia e começaram a falar que eu tinha dois por cento da altura de um jogador de basquete, aí pegou o apelido”.
Moleque que vivia na rua
Nascido em Santo André, criado em Mauá e, atualmente, morador da zona leste de São Paulo, Sidney viveu com os pais, o irmão mais velho, uma irmã mais nova e os avós. Desde cedo, seu habitat natural era a rua.
“Conheci o basquete na infância, mas sempre pratiquei outras atividades: futebol, taco, carrinho de rolimã. Passei a infância na rua, com os amigos. Quando descobri o basquete, não teve ninguém na minha rua que foi junto”, lembra.
Ele foi. Começou nas categorias de base no Instituto Janeth Arcain. Fundado em 2002, o projeto social leva o nome e foi fundado por uma das maiores jogadores brasileiras de basquete, em Santo André. Dali, Sidney Gabriel entrou para o time da cidade de São Bernardo.
Ainda circulando pela Região Metropolitana de São Paulo, passou por Diadema, São Caetano e Mauá, onde jogou contra profissionais. Foi então que passou a focar em campeonatos amadores e no basquete de rua.
Canal de basquete no Youtube
Já como Dois por Cento, em 2015 abriu seu canal. “Quem me incentivou foi meu parceiro que tem um canal de futebol. Ele me falou para abrir um de basquete, falei que não, porque achava que tinha muita gente”.
Mesmo assim, ele pesquisou e percebeu que, ao contrário do que pensava, havia poucos influenciadores da modalidade. Era uma clara oportunidade. Ele começou a fazer tutoriais de basquete de rua.
“O pessoal gostava da forma como eu explicava, então pediam para falar sobre basquete convencional e NBA. Senti o primeiro incentivo bem no começo, eu tinha uns oitocentos inscritos e uma marca quis me patrocinar, dar roupas e até grana. Eu falei: isso aqui é um mercado”.
Pessoas começaram a reconhecer na rua
Dois por Cento percebeu que estava ficando famoso quando as pessoas na rua falavam que assistiam seus vídeos, queriam tirar fotos. “Quando bati cinquenta mil inscritos, fiz um evento no Brás, e lotou a quadra. Nessa hora, eu falei: o negócio está sério”.
Ainda haveria um outro salto. “A bolha furou mesmo quando eu atingi cem mil seguidores, porque era uma coisa impossível. Como assim existem cem mil pessoas que jogam basquete? Agora, com um milhão, nem se fala”.
Convidado para o NBA na Estrada
O auge da carreira veio com o convite para participar do NBA na Estrada. “Ligaram falando que a gente tinha que fazer uma reunião, apresentaram o projeto, começou a aparecer o mapa dos Estados Unidos, os times da NBA. Assim que desligou a câmera, comecei a chorar sozinho”.
Foram gravadas duas temporadas, disponíveis no canal do Youtube da NBA Brasil. Sobre a terceira temporada, “ainda não sei, mas foi um sucesso, todo lugar que eu vou, da criança até a pessoa mais velha, falam que o NBA na Estrada é muito da hora”.
Um dos motivos é claro: “Eu realizei o sonho de muita gente, é muito legal ser esse representante para a rapaziada”.
E Dois por Cento continua representando no Brasil. Recentemente, tornou-se embaixador do NBB Trio, campeonato de basquete 3X3. Ele promete estar presente em todas as etapas do evento.