Dia da Favela: entenda a data e sua importância no Brasil
Termo apareceu pela primeira vez em 1900 em um documento; neste sábado (4) instituições promovem comemorações
Em 4 de novembro é comemorado o Dia da Favela. No ano de 1900, nesta mesma data, o termo favela apareceu pela primeira vez em um documento oficial quando o delegado Eneas Galvão se referiu ao Morro da Providência como favela, de um modo pejorativo.
Uma das comunidades mais antigas do Brasil, o Morro da Providência está localizado na Gamboa, zona central do Rio de Janeiro e começou a ser povoada por ex-combatentes da Guerra de Canudos, que buscavam um lugar para se estabelecer.
No município do Rio de Janeiro, o Dia da Favela é lei desde 2006, e estado desde 2019. Em São Paulo, em 2015, o 4 de novembro entrou para o calendário oficial de eventos da cidade.
Comemorações
Uma data que celebra o potencial das favelas, em 2023 o sambista Zeca Pagodinho será homenageado pela CUFA (Central Única das Favelas), uma das responsáveis por institucionalizar a data como Dia da Favela, com o propósito de promover reflexões, debates e comemorações.
Zeca Pagodinho recebe homenagens com um grafite na sede da CUFA Rio, em Madureira, no Rio de Janeiro. Neste sábado (4), a comemoração começa às 9h e vai até as 13h.
Além disso, o evento contará com diversos serviços para ajudar a população, como atendimento social sobre violação de direitos, orientação sobre o programa CadÚnico, ID Jovem, tarifa social e mais. Como também apresentações de basquete, futsal, skate, ginástica rítmica, desfile de moda e capoeira.
No Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis, São Paulo, o dia também será especial. Reunindo líderes e empreendedores, o local será palco do Slum Summit - Empreender Liberta, evento que visa destacar as favelas como polos de investimento e transformação.
Na Rua Itamotinga, 100, às 9h, os visitantes poderão assistir gratuitamente os painéis. Já na Avenida Hebe Camargo, na altura do n⁰ 300, o palco montado terá apresentações de dança e de artistas convidados.