Fãs e familiares organizam homenagem a MC Daleste no Itaim Paulista
Assassinato de MC Daleste, um dos maiores talentos do funk ostentação, completa 10 anos em 2023; crime continua sem respostas
Há 10 anos, a zona leste perdia um de seus maiores talentos do funk: o MC Daleste. Com 20 anos de idade, o cantor foi baleado durante apresentação em um conjunto habitacional em Campinas (SP), no auge da carreira. E para que a memória do artista seja preservada, fãs e familiares organizam, neste domingo (16), uma homenagem ao funkeiro.
O evento “Resenha de Funk” será na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, a partir das 14h. Também vai contar com a presença de MCs da região e amigos, com o objetivo de eternizar o legado de Daniel Pedreira Senna Pellegrini, além de destacar sua trajetória como fonte de inspiração para jovens de quebrada.
Layza Souza, 19, é uma das pessoas que fazem parte da organização do evento e também é fã de Daleste desde muito pequena. “A comunidade, os artistas e os fãs apoiaram super, amaram a ideia, abraçaram e estão se dedicando muito pra fazer o melhor nesse evento tão especial”, diz.
A jovem também destaca a importância de manter vivo o nome do artista. “Acho muito importante levar a voz dele pra perto de todos que curtem funk. Até porque falar em funk e não lembrar de MC Daleste é inaceitável. A ideia é manter sua memória sempre viva. Ele está eternizado em nós”, completa Layza, que atua como auxiliar da equipe de promoção e articulação da Fábrica de Cultura do Itaim Paulista.
Para Márcia Silva Melo, 44, criadora do principal fã clube de Daleste, o "Deusa da Ostentação", a homenagem é uma forma de não deixá-lo cair no esquecimento. “É também uma oportunidade de conhecer quem foi o Daniel, uma inspiração para muitos jovens”, completa ela.
Ícone do funk ostentação
Daniel Pedreira Senna Pellegrini veio de uma família de baixa renda na Penha, zona leste da capital paulista. Ele perdeu a mãe cedo e cresceu em um barraco de madeira na periferia do bairro.
Um talento em ascensão, o jovem se tornou MC e um ícone do funk ostentação. O cantor retratava o cotidiano das periferias em hits como "Mais Amor, Menos Recalque" e "Mãe de Traficante".
Na época do assassinato, em 7 de julho de 2013, foi aberta uma investigação pela Divisão de Homicídios da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), mas nenhum suspeito foi encontrado. A reabertura das investigações não avançou até agora por falta de provas. 10 anos depois, o crime segue sem explicações.
Confira a programação do evento:
14h Violino - Angra dos Reis
14h05 Street Dance: Vermelho - Gloria Groove
MCs
14h10 MC Nikera
14h17 MC Huguinho
14h24 MC Du Corte
14h31 MC Pistolinha
14h38 MC Mark
14h45 MC Romano
14h52 MC Menor da Vm
15h00 MC LK Da Leste
15h07 MC Rub Brown
15h14 MC Bvini
15h21 MC Dimmy Gh
15h28 MC Coyotte
15h35 MC Ytalo
15h42 MC Matheuzynho
15h49 MC Pikenoz
15h56 MC Rafinha DL
16h03 MC Marry
16h10 MC Galo SP
16h17 MC Revig
16h24 MC Zeka
16h31 MC Bob Boladão
16h38 MC Yoshi
SERVIÇO
Resenha de Funk - Homenagem a MC Daleste
Dia 16 de julho, domingo, às 14h
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500 - Itaim Paulista, SP