Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Favela ou comunidade? Qual o melhor termo a ser usado?

Com diferentes significados, hoje em dia os dois termos podem ser utilizados

22 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
O Morro da Providência era chamado antigamente de Morro da Favela
O Morro da Providência era chamado antigamente de Morro da Favela
Foto: Reprodução: JR-ART.NET

A escolha do termo “favela” ou “comunidade” pode variar de acordo com o contexto e a região do Brasil. No entanto, é importante destacar que ambos os termos são utilizados para se referir à áreas urbanas caracterizadas por moradias precárias e condições socioeconômicas mais vulneráveis.

“Favela” é um termo mais antigo e historicamente associado às áreas de ocupação informal que surgiram no Rio de Janeiro, no início do século XIX no contexto da Guerra dos Canudos, que aconteceu no interior da Bahia entre os anos de 1896 e 1897.

Após o retorno ao Rio, muitos soldados do exército ficaram sem moradia, apesar das promessas feitas a eles. Como resultado, estabeleceram assentamentos nas encostas dos morros. Essa área ficou conhecida como Morro da Favela, em referência a planta comum na região de Canudos. Atualmente é conhecida como Morro da Providência.

“Comunidade” surgiu como um termo mais amplo para se referir às favelas. O seu significado remete a um grupo local, pessoas que compartilham interesses, características ou localização geográfica em comum. Pode ser um grupo de pessoas que vivem em uma área específica, independente das condições socioeconômicas.

Com isso, nem todas as comunidades são favelas, mas atualmente os dois termos são utilizados. "Ser de favela", ou "favelado" por muitos anos era uma expressão marginalizada. Os movimentos culturais das favelas, como o funk, por exemplo, têm papel importante em ressignificar a autoestima de quem vivem nas favelas brasileiras, além de naturalizar o termo. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade