Grajaú: 5 curiosidades sobre o distrito do extremo sul de SP
Região é a mais populosa da cidade de São Paulo; conheça mais detalhes sobre a origem e as características do distrito
Localizado na zona sul de São Paulo, o distrito do Grajaú é o mais populoso da cidade, com 392 mil habitantes, de acordo com o Mapa da Desigualdade 2022. Administrado pela Subprefeitura da Capela Socorro, tem limite com os distritos de Pedreira, Cidade Dutra, Parelheiros e o município de São Bernardo do Campo e Diadema.
História
O Grajaú teve sua origem durante a década de 1960, um período de considerável expansão urbana e industrial na cidade de São Paulo. No dia 27 de novembro de 2022, o local celebrou seu 62° aniversário, testemunhando décadas de crescimento, evolução e comunidade.
Estrela do Terceiro Milênio
No ano de 1998, surgiu a escola de samba do Grajaú chamada Estrela do Terceiro Milênio, que realizou seu primeiro desfile no ano seguinte, em 1999. Com a coruja como símbolo da agremiação, a escola alcançou a conquista do título de campeã do grupo de Acesso I de São Paulo em 2022, desfilando no Grupo Especial no carnaval deste ano.
Artistas do Grajaú
Ao longo dos anos, o distrito tem sido berço de uma diversidade de talentos artísticos, como Criolo, referência rap nacional, e sua mãe, Maria Vilani, além de Rael da Rima e também grupos como Facção Central e movimentos como o Grajaú Rap City.
Bairros
No distrito é possível encontrar uma ampla gama de bairros que compõem sua paisagem diversificada, como: Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Eliana, Parque Grajaú, Jardim Varginha, Cantinho do Céu, Vila Natal, Jardim São Bernardo, Jardim Shangrilá, Jardim Ellus, Jardim Marilda, Palmares, Jardim Noronha e Parque América.
Tem uma ilha
Grajaú está localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, com aproximadamente 26 km de distância da Praça da Sé e 14 km dos principais bairros da zona sul como Santo Amaro, Jabaquara e outros bairros da zona sul de São Paulo.
É onde fica localizada a Ilha do Bororé, que na verdade é uma península, cercada pela represa Billings e área de proteção ambiental. Tem diversas opções de turismo, entre passeios de barco, trilhas, além de atividades culturais e de agroecologia na Casa Ecoativa.