Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jardim São Luís: saiba mais sobre essa quebrada da zona sul de SP

Veja curiosidades sobre o distrito na periferia de São Paulo, que faz divisa com Santo Amaro, Capão Redondo e Campo Limpo

27 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Jardim São Luís surgiu como uma das inúmeras comunidades de operários entre os anos de 1950 e 1960
Jardim São Luís surgiu como uma das inúmeras comunidades de operários entre os anos de 1950 e 1960
Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press

Você sabia que o Jardim São Luís, distrito da zona sul de São Paulo, surgiu como uma comunidade de operários? Com o aumento da atividade industrial entre os anos de 1950 e 1960, houve uma migração significativa de trabalhadores para a região, resultando em uma cupação desordenada.

Outra curiosidade é que o distrito recebeu esse nome em homenagem ao santo francês Louis Marie Grigñon, popularmente conhecido como São Luís.

Até 2002, fazia parte do Capão Redondo. Hoje, o Jardim São Luís é o lar de 267.871 pessoas. 

Com o decorrer dos anos, Jardim São Luís ganhou a reputação de ser um bairro violento, integrando o “triângulo da morte” juntamente do Capão Redondo e Jardim Ângela, devido aos níveis de violência que afetaram a região durante a década de 1990.

No entanto,como esforço para alterar a realidade violenta do distrito, começaram a surgir iniciativas dedicadas à melhoria da qualidade de vida do local e incentivo ao lazer e cultura.

A Fundação Julita, por exemplo, tem desempenhado um papel importante nesse processo, proporcionando apoio para crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social por meio de programas socioeducativos.

Como chegar no Jardim São Luís?

O distrito faz divisa com os bairros de Santo Amaro, Capão Redondo e Campo Limpo e possui a Estação de Metrô Giovanni Gronchi, da Linha 5-Lilás, anexada ao Terminal João Dias.

O que tem no Jardim São Luís?

Com opções de lazer, o distrito Jardim São Luís possui uma Fábrica de Cultura, inaugurada em 2012. O local abrange espaços para atividades de criação, música, dança, teatro e dispõe de computadores com acesso à internet e uma biblioteca. 

A Praça João Fernandes Camisa Nova, mais conhecida como Praça do Feirão, é palco de lazer de muitas famílias que gostam de se divertir ao ar livre, com caminhadas, brinquedos e área verde.

O escadão da Viela Matriz também ganhou novas cores nos últimos anos. Isso porque o projeto Circo de Québra vem transformando o local em um parque com brinquedos, grafites e horta comunitária para os moradores. 

O bairro também conta com a Fatec Zona Sul - Dom Paulo Evaristo Arns, campus inaugurado em março de 2006 e oferece cursos como Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial.

5 rolês de SP que só quem mora na periferia conhece 5 rolês de SP que só quem mora na periferia conhece

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade