Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jovens da zona leste de SP formam rede contra violência na infância

Ao longo das próximas semanas, grupo vai participar de encontros formativos online e presenciais sobre o que são violências e como prevenir

27 fev 2023 - 11h07
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Pelo menos 50 adolescentes e jovens, de 14 a 19 anos, crias de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, estão participando de uma rede de jovens comunicadores locais, com o intuito de combater  violências na infância e na adolescência. A iniciativa, chamada de “Passa a Visão”, faz parte do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria estratégica com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com implementação da organização Serenas.

Ao longo das próximas semanas, os participantes terão encontros formativos online e presenciais sobre o que são violências e como preveni-las por meio do acesso a oportunidades, políticas públicas e garantia de direitos, comunicação comunitária e advocacy. Após o ciclo de formação, os adolescentes e jovens compartilharão informações confiáveis sobre o que aprenderam com outros adolescentes e jovens do território, bem como com famílias que residem em Cidade Tiradentes.

No total, cerca de 6 mil pessoas serão alcançadas pelo projeto, tendo acesso a informações que ajudarão em novas percepções, atitudes e comportamentos em relação à prevenção de violências na infância e na adolescência.

“Nosso objetivo é que nenhum menino ou menina seja vítima de violência. E, para isso, além de políticas públicas efetivas, é necessário informar as pessoas sobre quais são as violências que crianças e adolescentes podem enfrentar e qual o papel de cada um na prevenção e na denúncia. Criar uma rede de jovens comunicadores locais em Cidade Tiradentes nos parece muito potente, pois teremos adolescentes e jovens reconhecendo seus direitos e compartilhando informações confiáveis e de qualidade com a comunidade local”, explica Adriana Alvarenga, chefe do Escritório do UNICEF em São Paulo.

“Um dos eixos da atuação do MPT é o combate ao trabalho infantil e a regularização do trabalho do adolescente, por meio da aprendizagem. O MPT não atua apenas com ações judiciais, porque é preciso uma atuação em rede para erradicar o trabalho infantil, como o Conselho Tutelar, a magistratura, a fiscalização e, principalmente, a conscientização da sociedade. Esse é um trabalho de fôlego, intersetorial, de mobilização e articulação entre várias instituições. Nossa parceria com o projeto Passa a Visão tem este objetivo: conscientizar e capacitar adolescentes e jovens para o entendimento de seus direitos e capacitá-los para um melhor futuro no mercado de trabalho”, explica o procurador João Filipe Moreira Lacerda Sabino, que acompanha o desenvolvimento do projeto pelo MPT.

“A comunicação é peça fundamental para a prevenção de violências. Ao criar narrativas que engajam e constroem conhecimento, sensibilizamos e mobilizamos as pessoas para que ajam por um mundo mais justo. O que buscamos desenvolver no território de Cidade Tiradentes é um trabalho humanizado, crítico, interseccional, territorializado e ancorado no protagonismo jovem. 

E a estratégia de trabalhar essa prática com as juventudes é oportuna e certeira, pois estamos falando de um conjunto de pessoas que já nasceram em contato com as ferramentas de comunicação, bastando um empurrãozinho para amplificar suas vozes e conhecimentos”, afirma Isabella Santiago, coordenadora de Comunicação da Serenas e gestora do projeto Passa A Visão.

A iniciativa “Passa a Visão” soma-se às atividades da #AgendaCidadeUNICEF, lançada em maio deste ano na capital paulista, por meio de uma parceria com a prefeitura do município. O foco é a atuação em Cidade Tiradentes, território identificado como prioritário a partir da análise de indicadores sociais e potencialidades locais. Cidade Tiradentes abriga mais de 211 mil habitantes, sendo 71.500 meninas e meninos de até 17 anos.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade