Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Kenny Freitas: o DJ que toca as paradas LGBTs do Alto Tietê e tem sua própria balada

Criador do Baile do Kenny e organizador da primeira Parada LGBTQIA+ de Suzano, DJ busca dar visibilidade para novos artistas em sua festa

4 ago 2023 - 20h04
Compartilhar
Exibir comentários
DJ Kenny Freitas na segunda edição da Parada LGBTQIA+ de Suzano
DJ Kenny Freitas na segunda edição da Parada LGBTQIA+ de Suzano
Foto: Divulgação/Max Elipse

Cria de Suzano, na Grande São Paulo, o DJ Kenny Freitas, 28, tem consolidado sua carreira no cenário LGBTQIA+ do Alto Tietê. Além de tocar em diversas paradas LGBTs das periferias e cidades vizinhas, Kenny tem uma balada com seu nome, o Baile do Kenny, que chega a quarta edição neste sábado (05), em sua cidade natal.

“O intuito do Baile do Kenny, na verdade, é dar visibilidade para os artistas da região. Tivemos a oportunidade de trazer novos e antigos artistas. Os djs e nossas drags fixas são de Suzano”, diz o DJ.

Kenny leva para o evento, na Choperia Abdala´s, a experiência e o público conquistados ao longo dos sete anos de uma carreira com mais de 500 apresentações em festas e paradas; este ano, tocou na edição de São Paulo, considerada a maior do mundo.

“Recebi a proposta do dono da casa de fazer um evento LGBT e o nome até seria outro, mas queríamos algo novo. Meu amigo Marcos Vinícius deu a ideia de criarmos o Baile do Kenny, porque eu já tinha um público conhecido na região”.

DJ Kenny Freitas com o amigo Marcos Vinícius
DJ Kenny Freitas com o amigo Marcos Vinícius
Foto: Arquivo pessoal

A primeira edição ocorreu em janeiro deste ano em uma parceria com a festa Casa da João e ultrapassou as expectativas de público. “Por ser uma festa nova, em um local novo, a gente imaginava receber 150 pessoas, no máximo, e vieram 280 pessoas. O camarote estava super cheio. E a cada edição vem aumentando”, diz.

Kenny conta que a surpresa tem sido a diversidade do público. “Algo inusitado para gente tem sido a presença do público hétero, que está crescendo demais. Porque não é o nosso alvo. Ainda mais as mulheres, elas estão gostando demais, elas vão para dançar, porque toca funk, toca pop, toca tudo e isso é muito legal para gente”.

DJ Kenny Freitas na segunda edição da Parada LGBTQIA+ de Suzano
DJ Kenny Freitas na segunda edição da Parada LGBTQIA+ de Suzano
Foto: Divulgação/Gabriel Cabral

O foco agora é tornar o evento mensal a partir do próximo mês. Mas, além do baile com seu nome, Kenny Freitas é ainda diretor artístico da Parada LGBTQIA+ de Arujá e um dos idealizadores da primeira Parada LGBTQIA+ de Suzano, que ocorreu no ano passado.

A ideia surgiu com o incentivo do amigo Marcos Vinícius, que via a necessidade de ter um desfile na cidade. Kenny já tocava em outras paradas e, com o apoio do coletivo Família Stronger, do qual ele faz parte há dez anos, reuniu os principais nomes do movimento LGBTQIA+ local para organizar a manifestação. O amigo de Kenny, que também foi seu assessor, faleceu um dia antes do evento.

DJ Kenny Freitas na Parada LGBTQ de Mogi das Cruzes
DJ Kenny Freitas na Parada LGBTQ de Mogi das Cruzes
Foto: Divulgação/Max Eclipse

A primeira edição, realizada em 24 de julho de 2022, levou cerca de 3 mil pessoas, segundo Kenny, para o centro de Suzano. A concentração ocorreu na rua Abdo Rachid e se encerrou na avenida Mogi das Cruzes, paralela com a avenida Senador Roberto Simonsen.

Neste ano, apesar de não ter participado da organização, ele diz ter auxiliado os organizadores e ter sido conclamado o DJ oficial da Parada. E considera a manifestação um marco em sua trajetória.

“A Parada de Suzano me trouxe o que é a militância, ir à luta. Hoje sou filiado a um partido e consigo me expressar melhor. Busco lutar pela causa”, conta o jovem com orgulho das suas origens.

A carreira do filho da artesã Katia Aparecida Ferreira teve início a partir da sua curiosidade e vontade de se tornar DJ. Antes da profissão, foi promoter em uma festa, onde observava outros profissionais tocando. “Comecei a olhar também alguns vídeos no Youtube no início. Não tinha equipamentos e fui estudar virtualmente, pois não tinha dinheiro para pagar um curso na época, era caro para mim”.

Em novembro de 2016, surgiu a oportunidade de substituir um DJ em uma festa e não parou mais. “Na mesma semana, participei de um concurso e ganhei em primeiro lugar. Tudo que aprendi, posso dizer, foi sozinho, apenas observando os DJs. Meu sonho sempre foi ser um grande DJ na minha região e, hoje, já toquei na maior Parada LGBT do mundo”, revela.

DJ Kenny Freitas, que já toca nas principais paradas LGBTs do Alto Tietê
DJ Kenny Freitas, que já toca nas principais paradas LGBTs do Alto Tietê
Foto: Divulgação/Lucas Mainetti

Baile do Kenny

Especial Tiffany Brandão

Choperia Abdala´s

Local: Praça João Pessoa, 25

Referência: 5 minutos da estação de trem Suzano, da CPTM

Horário: a partir das 23h

Instagram: @bailedokenny

Agência Mural
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade