Morro dos Prazeres: conheça mais sobre a comunidade carioca!
Conheça a história do Morro dos Prazeres, conhecida comunidade localizada em Santa Teresa.
O Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, é uma comunidade com vista privilegiada da cidade, rica em história e cultura, atraindo turistas e produções artísticas.
Uma comunidade carioca famosa entre moradores e turistas é o Morro dos Prazeres, um lugar com visão única da Cidade Maravilhosa, responsável por atrair visitantes e produções artísticas diversas, como filmes e programas de televisão.
A comunidade também faz parte da música e está presente em sambas como “Alma Bohemia”, de Toninho Geraes, um grande hino do gênero que também percorre regiões como Gamboa, Lapa e Santa Teresa.
Onde fica o Morro dos Prazeres?
O Morro dos Prazeres fica no bairro de Santa Teresa, localizado na região central do Rio de Janeiro.
O posicionamento do morro dentro do bairro, a uma altitude de 275 metros e cercado por regiões como Glória, Centro, Catete e Lapa, fazendo com que seja uma atração turística interessante e com vista para diversos cartões postais da cidade.
Leia também: Turismo no Rio de Janeiro: veja o que visitar na Cidade Maravilhosa
Qual a história do Morro dos Prazeres?
A ocupação do Morro dos Prazeres começou na década de 1940, por meio de residências espaçadas entre si. Já em 1950, contabilizou-se pouco mais de 1.000 pessoas morando na comunidade, de acordo com o censo da época. Já no censo de 2010, a população do Morro dos Prazeres foi estimada em 2.136 pessoas.
O nome da comunidade faz referência à freira Maria dos Prazeres, que realizava orações para a população nas proximidades da base do morro, onde havia uma capela. Um conjunto habitacional foi construído no local da capela.
O Morro dos Prazeres está presente no cinema, em filmes como um documentário com o próprio nome da comunidade, de 2013. Além disso, o filme Tropa de Elite (2007) utiliza a comunidade como cenário de operações do batalhão policial retratado na trama contra um traficante.
Opções de turismo no Morro dos Prazeres
O Morro dos Prazeres possui uma das vistas mais deslumbrantes da cidade do Rio de Janeiro. Do alto do morro, é possível ver pontos turísticos como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, estádio do Maracanã, a Serra dos Órgãos, a Baía de Guanabara, o relógio da Central do Brasil e áreas da zona norte e da zona sul do Rio, como o Aterro do Flamengo.
- Leia também: 10 coisas para não fazer no Rio de Janeiro
Também é possível visitar o Casarão dos Prazeres, espaço de artes, cultura, educação e esporte gerenciado pela prefeitura do Rio de Janeiro. O prédio data de 1920 e foi imóvel familiar, centro de estudos e escola infantil. Desde 1996, a área é considerada local de utilidade pública e, após ser restaurada, foi reinaugurada em 2001.
Outra opção é a Arena dos Prazeres, campo de futebol society reformado em 2011 para receber uma edição do programa Rockgol, da MTV Brasil. O local também possui vista privilegiada para atrações turísticas da cidade.
Por fim, o Morro dos Prazeres também conta com uma visita guiada, o Rolé dos Prazeres, com duração entre 1h e 2h. Durante a caminhada, é contada a história da comunidade e diferentes curiosidades da favela.
Como chegar no Morro dos Prazeres?
É possível chegar ao Morro dos Prazeres por meio de diferentes tipos de transporte. Um deles é o bonde da linha turística, que liga o centro do Rio de Janeiro a Santa Teresa e ao Morro dos Prazeres, passando por pontos turísticos como os Arcos da Lapa.
Também é possível utilizar as linhas de ônibus 007, 133, 507, 585 e SN 133. Outra opção é o metrô, nas linhas L1 e L4, e também as linhas de trem do Ramal Deodoro e Ramal Saracuruna.
Para saber mais curiosidades sobre diferentes locais da periferia e a história por trás de grandes comunidades pelo país, acompanhe o Visão do Corre!