Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autor periférico lança livro por editoria própria em SP

Barraco Editorial publica Eu te Amo, Ivan, do escritor Wesley Barbosa. Selo independente é dedicado a obras periféricas

16 mar 2024 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Barraco Editorial lançará o livro Eu Te Amo, Ivan, escrito por Wesley Barbosa, em São Paulo, no dia 17 de março de 2023, domingo. A obra é a terceira da editora independente, fundada pelo próprio autor, para divulgar obras da periferia. O lançamento terá cobertura da TV Cultura.
Wesley Barbosa lança o terceiro livro de bolso, Eu te Amo, Ivan, por editora própria, a Barraco Editorial
Wesley Barbosa lança o terceiro livro de bolso, Eu te Amo, Ivan, por editora própria, a Barraco Editorial
Foto: Arquivo pessoal

A Barraco Editorial, fundada em 2023 com o propósito de publicar autoras e autores independentes das periferias do Brasil, publica Eu te Amo, Ivan, escrita por Wesley Barbosa, fundador da editora. O lançamento acontece domingo, 17 de março, em São Paulo.

Autor de sete obras, Wesley Barbosa é de Itapecerica da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. Ele ficou conhecido por ter vendido 10 mil livros sozinho, nas ruas e pela internet. A conta aumentou, conforme ele conta na entrevista abaixo.

Eu te Amo, Ivan faz parte da coleção de bolso Leia Onde Quiser, da Barraco Editorial. Ela quer amplificar a cultura negra periférica e a luta antirracista. A proposta nasceu da necessidade percebida pelo próprio autor de ter um selo editorial para a publicação artistas conhecidos e desconhecidos do público.

O primeiro lançamento aconteceu no ano passado, na Flip, com O Rebento do Ódio, conto escrito por Barbosa e inicialmente publicado na revista Piauí.

Eu te amo, Ivan narra os conflitos de Conceição da Piedade, aprisionada em um casamento tumultuado com um homem sensível, porém atormentado por seus demônios.

Wesley Barbosa conversou com o Visão do Corre:

Este é o seu terceiro livro de bolso lançado em dois anos. A literatura dita marginal ou periférica está sendo mais aceita?

As histórias sobre o povo da periferia têm atraído leitores de todo o Brasil. Nós estamos agora protagonizando a nossa história em séries, filmes, comerciais e na moda. Não dá para esconder essa potência, e a literatura está aí para provar isso, com os nossos livros circulando nas escolas, universidades, livrarias e bibliotecas.

Livro narra história sobre amor e aceitação, fazendo referência a muitas mulheres que sofreram agressões de homens
Livro narra história sobre amor e aceitação, fazendo referência a muitas mulheres que sofreram agressões de homens
Foto: Reprodução

Quando a Barraco Editorial vai lançar uma mulher?

Este ano iremos publicar uma peça teatral sobre Maria Firmina dos Reis e um livro de crítica literária da jornalista Rachel Quintiliano, com quem já estamos conversando.

Seu livro Viela Ensanguentada é sua obra mais conhecida? Ele vai ser lançado na França?

Quando publiquei, tudo o que eu havia vendido em anos, desde o primeiro livro, consegui vender em um mês. Praticamente todos os dias alguém me manda mensagem sobre o livro. Acredito que seja meu trabalho mais conhecido. Neste ano, será publicado na França, e pretendo ir para lá em outubro para circular com o livro nas livrarias.

Você já ultrapassou os 10 mil livros vendidos de forma independente?

Com a repercussão do meu trabalho nas redes sociais e até mesmo na imprensa, uma pessoa falando para outra, ultrapassou 11 mil.

Qual sua opinião sobre as censuras ao livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório?

É um livro potente e necessário, que deve ser lido por alunos das escolas de todo o país, inclusive por professores e pais que não têm referência sobre o que é o preconceito e o racismo. A censura deste livro é um desserviço para a cultura e para a luta antirracista.

Você tem alguma relação, opinião ou conhecimento das atividades da Academia Brasileira de Letras?

Minha única relação com a ABL é que li alguns autores de lá. Na verdade, eu nunca soube realmente para que serve a Academia Brasileira de Letras. E me pergunto: se o fundador é Machado de Assis, um preto, por que ainda não tem uma mulher negra, como a admirável Conceição Evaristo?

Serviço

O lançamento do livro Eu te Amo, Ivan é dia 17 de março de 2023, a partir das 15h30, no sebo Pura Poesia.  Rua Costa Aguiar, 1112, Ipiranga, São Paulo, SP. O evento terá cobertura do programa Estação Livre, da TV Cultura 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade