Betinho é homenageado com estátua na praia de Botafogo no RJ
Bairro foi escolhido pelo sociólogo para morar depois que voltou do exílio, em 1979. Ele é criador da Ação da Cidadania
O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é homenageado com estátua de bronze em Botafogo. Inauguração do monumento teve a presença de autoridades políticas, do idealizador da homenagem (José Junior, do AfroReggae) e do filho de Betinho, Daniel Souza. Para ele, solidariedade, que marcou a atuação do pai, "é um valor universal".
O Rio de Janeiro homenageia a história de um dos maiores ativistas sociais da história do país, Herbert de Souza, o Betinho. Ele está eternizado com uma estátua em bronze na Praia de Botafogo, bairro que o sociólogo mineiro escolheu para morar quando voltou do exílio imposto pela ditadura militar, em 1979.
Autoridades políticas participaram da cerimônia, além do filho do Betinho, Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, criado por seu pai há 30 anos, e José Júnior, fundador do AfroReggae e idealizador da homenagem.
“Betinho era uma pessoa que tinha suas reflexões, pensamentos e ideias e dava um jeito de colocá-las em prática e vocalizá-las permanentemente. Porque no Brasil está cheio de gente com boas ideias, com bom coração, mas na hora de colocá-las em prática, por conforto, por tranquilidade, prefere ficar quieto”, disse o prefeito Eduardo Paes.
O filho do Betinho, Daniel Souza, falou sobre a representatividade da estátua, feita pelo artista plástico Edgar Duvivier. “Essa síntese na imagem representa o quê? A solidariedade, a solidariedade que talvez seja o maior legado do Betinho, da ação da cidadania, solidariedade como um valor universal sem o qual não existe sociedade”, resumiu o filho.