Conheça Lilica Rocha, uma multi-instrumentista de 8 anos
Conhecida pelos vídeos cantando e tocando, Lilica já soma mais de 200 mil seguidores no Instagram e uma apresentação no Domingão do Hulk
Quem acompanha Lilica Rocha, a multi-artista de apenas 8 anos, não tem dúvidas do seu sucesso: “Que coisa linda Lilica!!! Você é um Ahazo! Uma força”, foi o que comentou a atriz Isabel Fillardis na publicação de Lilica divulgando o vídeo da participação no programa Domingão com Hulk, no último dia 11 de setembro.
A cantora Larissa Luz também precisou segurar a emoção e comentou no post: “aiii meu coração”. Bastante surpresa e, visivelmente emocionada, a garotinha - que é cantora, atriz, compositora, apresentadora e multi-instrumentista - não escondeu a satisfação e emoção ao ser convidada para se apresentar.
“Eu amei muito. É um programa que eu assisto e gosto de ver aos domingos com meus pais. Eu, realmente, não esperava, não, que ele ia parar do meu lado e arrumar um piano para eu tocar. Foi muito emocionante esse momento”, disse Lilica.
No piano, a pequena tocou a música Leãozinho de Caetano Veloso, artista do qual é fã e já recebeu elogios ao executar uma de suas canções em dezembro de 2020. Às vésperas do Natal, a pequena teve música dedicada na Live de Natal do santo-amarense.
A mãe da artista, a jornalista Donminique Azevedo, conta que próximo aos quatro anos de idade, a filha disse para ela e para o pai, o músico Leo Rocha, que gostaria de aprender a “fazer música” e a partir de então, começou os estudos.
“Embora, já nos shows de Leo, com a banda Roda Elétrica, ela já pedia para cantar e já ficava muito à vontade no palco. Como sempre, entendemos nossa missão de ser portal e passamos a oportunizar, ainda mais, a possibilidade dela “fazer música”, desta vez com uma organização e rotina de estudos para que Lilica pudesse desenvolver suas aptidões”, revelou Donminique.
A mãe de Lilica, também conhecida como Don, explica ainda que o desejo de desenvolver a carreira artística sempre surgiu de forma espontânea, através da própria Lilica. “Ela pedia para gravar vídeos dela “fazendo música”. Pedia que colocássemos na internet para o público ver. Assim, Lilica encantou Caetano Veloso e as redes com vídeo tocando e cantando a música “Tigresa”. É, também, nesse momento, que ela nos pergunta por que a música dela não está em todas as plataformas digitais”, lembrou Don, entre risos.
E foi assim que surgiu, no ano passado, o lançamento do álbum "O Sol Reflete" que conta com 11 faixas. No mesmo ano, a pequena lançou dois clipes, um deles com Lazzo Matumbi.Tendo a arte, em suas múltiplas linguagens, sempre disponíveis, e uma referência musical dentro de casa, Lilica se identifica e se expressa através dos ritmos, sons e batidas.
“Desde pequenininha, meu pai me ajuda a fazer música. Como ele é músico, peço para ele me ensinar instrumentos que ainda não sei. Agora eu estou aprendendo cavaquinho, ukulele, tá sendo bem divertido”, disse ela.
Leve como uma criança, mas potente como o sol, os vídeos da baiana - criada na periferia de Salvador, em Itapuã - tocando e interpretando grandes canções da Música Popular Brasileira fazem sucesso nas redes sociais e, alguns deles, já contam com mais de 1 milhão de visualizações, a exemplo da interpretação da música “Comida” da banda Titãs. Com quase 1,5 milhões de reproduções. Outro viral é o vídeo no qual Lilica canta e toca a música “Ain’t Got No, I Got Life” de Nina Simone. Lilica recentemente encantou a web cantando e tocando “Riacho do Navio” de Luiz Gonzaga.
No cinema, Lilica acabou de encerrar as gravações do filme “Diário dos Super-Heróis Secretos”, no qual é protagonista. No teatro, está ensaiando a peça “Zacimba, a menina que encrespou a história”, oriunda do livro de mesmo nome, que tem como autores Leo Rocha e Donminique Santos, pais de Lilica. A montagem estreia, em Salvador, no segundo semestre de 2022.
No futuro, Lilica garante que quer continuar sendo artista, mas com tantos talentos ela disse: “eu também quero ser florista, médica, modelo, atriz, é tanta coisa que eu quero ser”.
“Nossa expectativa é poder continuar realizando seus sonhos. Um deles é cantar em cima de um trio elétrico vestida de unicórnio com asas. A gente segue sendo portal, guia, para que ela siga sendo essa luz que ilumina tudo por onde passa”, disse Don, diante da imensidão de possibilidades que reconhece na filha.