Garis alpinistas limpam encostas de comunidades no RJ
25 profissionais de limpeza treinados estão atuando em encostas de comunidades em todas as regiões da cidade
A Comlurb iniciou uma operação de limpeza com garis alpinistas nas encostas do Joá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foram coletados 22 metros cúbicos de lixo, cerca de 18 toneladas. Profissionais são treinados em técnica de rapel e têm certificado.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) iniciou uma operação de limpeza com garis alpinistas nas encostas do Joá, zona oeste da capital fluminense. A área estava com muito acúmulo de lixo e entulhos descartados irregularmente, mas, devido à dificuldade de acesso ao local, o trabalho só poderia ser feito pela equipe de garis alpinistas.
Os profissionais são treinados em técnica de rapel e têm certificado Profissional de Acesso por Corda N1, pela instituição ANEAC – Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda e Resgate, para trabalho em altura e acesso por corda com segurança.
A operação está sendo feita diariamente e continuará até a remoção completa dos resíduos. Já foram coletados 22 metros cúbicos de lixo, cerca de 18 toneladas. Entre os resíduos encontrados em maior quantidade estão entulho e bens inservíveis.
Atualmente, são 25 garis alpinistas, que atuam principalmente em encostas de comunidades em todas as regiões da cidade. É uma limpeza difícil pela própria situação geográfica e o tempo varia de acordo com a complexidade da encosta.
Os Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura incluem cinto de segurança com dispositivo trava-quedas deslizante do tipo blocante de pino removível, mosquetão, capacete de alpinismo, descensor, ascensores e cordas de poliamida.