Internet grátis, sem streaming, chega a plataformas de trem em SP
Nas estações das linhas 8 (diamante) e 9 (esmeralda) usuários podem passar mensagens. Serviço não inclui vagões
Concessionária também passa a informar, em tempo real, através de QRCodes, quanto tempo falta para o trem chegar nas estações, exceto Júlio Prestes.
A ViaMobilidade está disponibilizando internet grátis, mediante cadastro, a quem estiver nas plataformas das linhas 8 (diamante) e 9 (esmeralda). São 41 estações, exceto Júlio Prestes, em reforma.
O serviço de internet não inclui os vagões e não há previsão para que atenda os usuários durante as viagens. A capacidade de transmissão de dados suporta o envio de mensagens e e-mails.
A velocidade nas plataformas varia de 5 a 50 megas – tecnicamente, mbps, ou megabit por segundo. Quanto mais mbps, mais rápida a transmissão. A ViaMobilidade informa que a variação se deve à quantidade de usuários.
A velocidade não é suficiente para transmissões em streaming, nem permite conteúdo pornográfico. O serviço atende funcionalidades que não exijam grande volume de dados.
Também passou a funcionar o Próximo Trem, que informa o tempo estimado de chegada do transporte. Basta acessar QRCodes nas plataformas de embarque.
O usuário terá acesso ao número da linha, sentido, status da operação e um cronômetro. Quando faltarem 20 segundos para a composição chegar, será exibida a mensagem “embarque próximo”, além de vídeos com campanhas educativas.
Para acessar a conexão chamada Passageiros ViaMobilidade, é preciso realizar cadastro com nome, e-mail e data de nascimento. A conexão pode ser usada por 60 minutos e renovada pelo mesmo período, após novo login.
Segundo a concessionária, as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estão sendo obedecidas.