Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trap traz cultura, autoestima e empoderamento das quebradas

Quimo W-ONE & Nego Iego que lançaram ‘Nóis Memo’ em parceria com ONNiKA, falam sobre como o trap tem mudado vidas nas periferias.

29 ago 2022 - 17h14
(atualizado em 19/4/2023 às 11h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Nóis Memo - Quimo W-ONE e Nego Iego Feat. ONNiKA.
Nóis Memo - Quimo W-ONE e Nego Iego Feat. ONNiKA.
Foto: (Foto: Caio Yuri).

Estilo, melodias marcadas e mensagens fortes bastariam para definir o Trap Nacional, isso se não fosse a verdadeira revolução musical que vem sendo feita através desse som.

Trazendo uma versão mais melódica do hip-hop, o trap tem sido utilizado por diversos jovens de periferia como uma extensão de si mesmos. O som envolve, cativa e como não poderia deixar de ser, gruda na mente de qualquer um.

Representantes paulistas do estilo, Quimo W-ONE & Nego Iego estão em ascensão e, a depender da qualidade de seus trabalhos, em breve conquistarão o País inteiro.

Este mês o duo lançou a faixa ‘Nóis Memo’ em parceria com a rapper ONNiKA, uma mescla de trap, R&B e soul que estará na tracklist da mixtape a ser lançada ainda este ano.

Em entrevista exclusiva à ANF os artistas falaram sobre a cena nacional do trap, periferia, parcerias e próximos passos. Confira a seguir:

ANF - Qual foi o primeiro contato de vocês com o trap?

Nego Iego: Acredito que foi como ouvinte mesmo. A gente já consumia muito essa cena do rap desde novinho e acompanhamos o trap chegando. Eu lembro dos DVD que a gente pegava ali nas banquinhas da quebrada que já tinham a sonoridade do trap.

Depois disso surgiu em 2014 o nosso grupo, Tramando Ideia Rap, onde começamos a nossa carreira no Rap, boom bap clássico e logo em 2015 nós tentamos algo diferente e lançamos uma música só voz, violão e um batida em batida. Já tinham algumas características de trap ali, não propriamente dizendo que ali é o trap, porque é um subgênero do rap, mas já tinha alguns elementos que soavam nessa estética.

ANF - Como o Trap tem mudado a vida dos jovens de periferia?

Quimo W-ONE: Eu vejo que o trap trouxe algo que estava faltando no Rap/ Hip-hop Nacional, que era a questão da autoestima. Por mais que se falasse nas letras não era algo tão forte e marcante como está sendo agora.

Hoje a molecada já anda falando “eu tenho drip”, “eu sou bonito”, “vou cuidar bem do meu cabelo”, “vou cuidar bem das minhas roupas”, tá ligado? Antes não tinha esse cuidado, era uma autoestima em construção, maturando e agora vemos esse resultado de forma tão marcante que o trap traz.

Além disso, deu uma condição melhor pra molecada porque está girando o mercado com dinheiro. O trap está dominando os rolês, você vai em qualquer lugar e está rolando trap. Então acredito que tenha mudado tanto na questão da autoestima quanto da questão de projetar um futuro, poder ser minha melhor versão por seguir por esse caminho.

ANF – Recentemente vocês lançaram ‘Nóis Memo’, um som sobre projetar e realizar sonhos de forma coletiva com quem caminha lado a lado no corre diário. Isso influenciou na participação da ONNiKa no projeto?

Nego Iego: De fato tem essa fita mesmo de buscar o progresso coletivamente celebrando as conquistas com os nossos e com certeza a ONNiKa faz parte disso porque é uma irmã nossa. Uma jovem preta periférica que a gente admira muito na cena do trap, que sabe o que faz, então não podia ser outra pessoa além dela.

ANF - ONNiKA, como foi colaborar com o Quimo W-ONE e Nego Iego em ‘Nóis Memo’?

ONNiKA - Foi muito foda! Os moleques são talentosos demais, foi uma ponte e eles fortaleceram o meu trampo. Esse som está muito bom, sou viciada, foi uma honra participar desse trampo para além do fortalecimento entre ambas as partes.

ANF - Qual o peso de ser uma mulher na cena do Trap nacional e como você lida com isso?

ONNiKA - Ainda não tem peso nenhum, mas ser uma das mulheres que representam essa cena é de fato muito gratificante e importante. Eu lido da melhor forma, com parcerias boas, tem muitas pessoas talentosas que vieram ao meu encontro e estamos nessa marcha ainda caminhando para um reconhecimento ainda maior nessa cena.

ANF - O que mais podemos esperar da mixtape que vocês?

Quimo W-ONE: O que vocês podem esperar são coisas boas e da mesma qualidade do que a gente vem trabalhando. Já lançamos o trampo com o DaLua, agora temos o trabalho com a ONNiKA e vem mais como a nossa mixtape que chega em breve com parceiras grandes.

Asista agora mesmo o clipe de ‘Nóis Memo’ e não deixe de conferir os outros lançamentos do Quimo W-ONE & Nego e, também da ONNiKA.

https://www.youtube.com/watch?v=ANIimL--I9E

ANF
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade