Vítimas do acidente com ônibus em Alagoas eram de baixa renda
Famílias iam ao Quilombo dos Palmares participar de evento cultural. Sem carro, pegaram ônibus gratuito da prefeitura
Prefeitura de União dos Palmares promove o Pôr do Sol na Serra da Barriga em alusão ao Dia da Consciência Negra, onde havia o quilombo liderado por Zumbi. Trajeto entre o local de embarque e a festa é de oito quilômetros.
“Sim, a respeito do perfil socioeconômico dessas pessoas, são famílias de baixa renda”, diz Clezivaldo Mizael da Silva, da secretaria de Assistência Social da Prefeitura de União dos Palmares (AL), que promove o evento para onde ia o ônibus gratuito que capotou fazendo vítimas fatais.
A série de comemorações chamada Pôr do Sol na Serra começou em outubro e acontece em alusão ao Dia da Consciência Negra. No dia 24 de novembro, o ônibus saiu da frente da Prefeitura de União dos Palmares, às 14 horas.
Seria uma viagem curta, de oito quilômetros, até a Serra da Barriga, local histórico, tombado, onde havia o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi. O capotamento com vítimas fatais foi comunicado por volta de 15 horas.
18 vítimas confirmadas
“Essa é a primeira vez que acontece um acidente envolvendo ônibus nesses quatro anos de evento”, diz Silva. Consultando a lista dos nomes das vítimas, o assessor constatou que são todas da cidade.
Segundo ele, a secretaria de Assistência Social vai oferecer serviço funerário às vítimas de baixa renda. O perfil dos mortos – idosos, adultos e crianças – evidencia a presença de famílias dentro do ônibus que capotou.
O projeto Pôr do Sol na Praça estreou em 2021, no aniversário de 190 anos de emancipação política de União dos Palmares, que é a capital da Zona da Mata Alagoana, na Serra da Barriga.
Até o início da tarde de 25 de novembro, 18 vítimas tinham sido confirmadas, entre elas uma criança de quatro anos.