Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Poá, na Grande SP, celebra 74 anos; veja 8 curiosidades da cidade

Município é um dos menores do estado, tem uma das melhores águas minerais do Brasil e proíbe a instalação de indústrias poluentes

24 mar 2023 - 12h18
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Poá tem 119,2 mil habitantes e se desenvolveu economicamente a partir do século XIX
Poá tem 119,2 mil habitantes e se desenvolveu economicamente a partir do século XIX
Foto: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

Dia 26 de março é celebrado o aniversário de Poá, cidade da região metropolitana de São Paulo com 119,2 mil habitantes. São 402 anos de fundação (o primeiro relato datado é de 1621, com a formação do povoado Apoá), mas apenas 74 anos de emancipação político-administrativa – até 1949, o município era um distrito de Mogi das Cruzes.

Poá se desenvolveu economicamente ao redor da construção de uma linha de trem que conectava a região à cidade de São Paulo, e desde a década de 1970 é considerada uma estância hidromineral, tendo uma das melhores águas minerais do Brasil.

A Agência Mural listou essas e mais outras curiosidades relacionadas à história da cidade. Confira abaixo!

1 - Estação Poá 

Em 1877, um movimento de moradores reivindicou a construção de uma parada de trem entre as estações Lageado (atual Guaianases, em São Paulo) e Mogi das Cruzes. Inicialmente, a estação serviu para escoar a produção agrícola da região com destino à capital.

Somente 14 anos depois, em 1891, foi inaugurada a estação para o transporte de passageiros. Atualmente, a estação Poá faz parte da linha 11-Coral da CPTM. Há também a estação Calmon Viana, que faz parte da linha 12-Safira e foi inaugurada em 1934.

2 - Emancipação

Em 1947, moradores foram até a sede da então subprefeitura de Poá solicitar que o distrito fosse elevado à categoria de município. A justificativa era que o crescimento da região não era acompanhado pelas autoridades de Mogi das Cruzes, e os serviços de zeladoria não eram executados.

Houve grande resistência da câmara mogiana, mas, após muitos processos e plebiscitos, a emancipação ocorreu em 1º de janeiro de 1949. Contudo, o aniversário do município é celebrado no dia 26 de março porque foi nesta data que foi instalada a Câmara Municipal com a posse dos prefeitos e vereadores eleitos.

3 - Estância hidromineral

Fachada da Câmara Municipal de Poá traz a denominação de “estância hidromineral”
Fachada da Câmara Municipal de Poá traz a denominação de “estância hidromineral”
Foto: Câmara de Poá/Reprodução

Em 1970, a cidade recebeu o título de estância hidromineral. Esse status se deu devido à qualidade da água mineral da fonte Áurea, localizada na cidade, que tinha vazão de 480 mil litros de água por dia.

Em termos de radioatividade na fonte, a água de Poá é considerada a segunda melhor do Brasil, com 42 U.M, atrás apenas da fonte Águas da Prata, em Minas Gerais.

4 - Sem indústrias poluentes 

Depois que se tornou uma estância hidromineral, ficou proibida a instalação de indústrias poluentes na cidade. As indústrias que já existiam tiveram que se adequar a uma legislação ambiental mais rígida para preservar os lençóis freáticos existentes no município.

5 - Pequeno município

Poá é um dos menores municípios do estado de São Paulo
Poá é um dos menores municípios do estado de São Paulo
Foto: Edem Junior/Secom Poá

Em tamanho territorial, é o terceiro menor município de São Paulo: 17.496 km². É maior apenas do que as cidades de Águas de São Pedro, no interior do estado, e São Caetano do Sul, também na região metropolitana.

6 - Cidade pouco vertical

Verticalização do centro de Poá é desestimulada
Verticalização do centro de Poá é desestimulada
Foto: Edem Junior/Secom Poá

Dá para contar nos dedos quantos prédios existem em Poá. Isso acontece porque a verticalização do centro da cidade é desestimulada, tanto para preservar os prédios antigos no local, quanto para manter o “clima de interior”.

7 - Festa das Orquídeas

Expoá é o evento mais tradicional na cidade e atrai milhares de pessoas
Expoá é o evento mais tradicional na cidade e atrai milhares de pessoas
Foto: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

Desde 1970, a prefeitura realiza anualmente a tradicional Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá), conhecida popularmente como Festa das Orquídeas. Atualmente ocorre no Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa, na Praça de Eventos, entre os meses de agosto e setembro.

É o principal evento da cidade e atrai cerca de 250 mil pessoas em um final de semana. Durante a festa também são realizadas apresentações musicais. Zeca Pagodinho, Elba Ramalho e Alexandre Pires são alguns dos artistas que já se apresentaram no local.

8 - Dia dedicado ao rock

Outro evento tradicional na cidade é o “Rock na Praça”. É realizado no mês de julho, em comemoração ao Dia Mundial do Rock (celebrado em 13 de julho). Em 2022, rolaram apresentações gratuitas de bandas covers dos Ramones, Pearl Jam, System of a Down e Led Zeppelin na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe.

Atrações do 74º aniversário de Poá 

Poá terá um fim de semana de atrações em comemoração ao 74º aniversário da cidade. Cantores e bandas se apresentam na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe, no centro, a partir das 19h. Para saber mais, acesse o site da prefeitura.

Sede da prefeitura de Poá
Sede da prefeitura de Poá
Foto: Ulien Pereira/Prefeitura de Poá
Agência Mural
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade