Qual é a maior linha de ônibus do Rio de Janeiro?
Linha 388, que faz o trajeto do Cesarão até a Candelária, tem 110 paradas
No Rio de Janeiro, a linha de ônibus 388 é considerada a maior da cidade. Segundo o jornal O Globo, a linha percorre 140 quilômetros juntando a ida e a volta. O ônibus vai do Cesarão, em Santa Cruz, zona oeste, até a Igreja da Candelária, no centro. Uma viagem que leva em média três horas para chegar ao seu destino final.
Com uma tarifa de R$ 4,30, a linha 388 possui 110 paradas, passando por lugares como Avenida Cesário de Melo, Jardim Palmares, Estrada Rio-São Paulo, Estrada do Pedregoso, Vila Kennedy e Praça do Engenho.
O ônibus urbano
Com a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro, houve um rápido crescimento da cidade, aumentando a necessidade de transportes públicos. Em 1817, foram introduzidas as diligências, carruagens tracionadas por até quatro cavalos. Eram capazes de acomodar até 10 pessoas, que conectavam o centro da cidade ao Palácio de São Cristóvão, transportando correios e cidadãos que queriam beijar a mão da realeza.
Em 1838, o ônibus pioneiro do Rio começou a circular, possuía quatro rodas e era tracionado por quatro animais, comportando até 23 passageiros. Por outro lado, as gôndolas, eram ônibus menores puxados por dois animais, tinham capacidade para transportar nove pessoas. Com a chegada dos bondes, a circulação dos transportes de tração animal foi descontinuada.
No ano de 1908, teve início a operação do primeiro ônibus com motores movido a combustão no Rio de Janeiro, conectando o Passeio Público à Praça Mauá. Gradualmente, as rotas foram expandidas e, após a Segunda Guerra Mundial, os ônibus assumiram um papel dominante no sistema de transporte da cidade.