Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em busca da omelete perfeita: dicas para não errar mais no preparo

Errar no preparo desta receita agora é coisa do passado! Confira aqui seis truques para preparar acertar sempre que quiser comer uma omelete

12 dez 2022 - 17h07
(atualizado em 13/12/2022 às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Omelete perfeita dicas
Omelete perfeita dicas
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A omelete é um prato francês, que ficou bastante popular no Brasil e no mundo. Graças a sua versatilidade, ela é um sucesso. E não importa a ocasião, a receita cai bem tanto no café da manhã, como no almoço e no jantar!

Originalmente, a omelete leva ovos batidos, manteiga, pimenta-do-reino branca, cebolinha e salsinha. Contudo, existem hoje diferentes versões que incluem queijos, embutidos, legumes, entre outros ingredientes.

Mas mesmo sendo uma receita fácil, é possível errar bastante, viu? Então para você fazer uma omelete perfeita e deliciosa, separamos alguns truques infalíveis que vão te ajudar muito na hora do preparo. Confira o passo a passo:

1 - Tenha uma boa frigideira

É necessário se atentar a panela que você vai usar na hora de preparar sua omelete, pois isso será fundamental para que ela fique inteira. É recomendável usar uma frigideira antiaderente, já que ela ajudará a moldar a mistura de ovos.

2 - A qualidade dos ovos

Use de 2 a 3 ovos por pessoa na hora de preparar a omelete, pois isso ajudará na saciedade e também na apresentação do prato. Além disso, quebre os ovos em um recipiente e depois os tempere com sal e pimenta-do-reino, mexendo suavemente até que os temperos sejam incorporados.

3 - Use bastante manteiga

A manteiga é fundamental para se ter uma omelete perfeita, isso porque é ela que trará a gordura necessária para que a receita fique molhadinha e macia. Coloque bastante manteiga na frigideira e deixe derreter em fogo baixo, observando se ela não vai mudar de cor ou queimar.

4 - Cuidado ao mexer a mistura

Use uma colher pequena e bata levemente os ovos e os temperos, apenas o suficiente para que a gema e a clara se unam — evite usar garfo ou o fouet. Para a omelete ficar perfeita, nesta etapa não se pode criar espuma ou quebrar a liga da clara.

5 - Como fritar a omelete?

Antes de colocar os ovos, coloque a mão rente a frigideira, com cuidado para não se queimar, e quando sentir um bafo quente vindo da mesma, ela está pronta para ser usada. Em seguida, despeje a mistura na frigideira e faça alguns movimentos circulares. Depois, acrescente as ervas e com a ajuda de uma colher de pau, puxe os ovos já cozidos para a beirada e deixe a mistura crua em contato com a frigideira para que ela cozinhe. Por fim, volte a mexer a frigideira e repita o processo.

6 - Retire a omelete do fogo

Quando perceber que a omelete está ficando consistente, pare de separar a mistura. Caso seja necessário, ajuste o sal e a pimenta. Em seguida, incline a frigideira e junte os ovos na borda da panela, aproveitando a curva para moldá-la. Depois, retire ela do fogo e coloque em um prato. Passe um pouco de manteiga por cima para deixá-la brilhante.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade