Hamburgueria que faz sucesso em bairro nobre e na quebrada
Restaurante que começou na casa de donos, hoje tem unidades em bairros nobres de SP e ganhou extensão com espaço dedicado a pratos defumados
Vila Olímpia, Vila Madalena e Pacaembu. Quem quiser provar um dos famosos lanches da Pantcho’s House, hamburgueria nascida no coração do Grajaú, extremo sul de São Paulo, já não precisa mais ir até o bairro de origem do restaurante.
Completando sete anos em 2023, a Pantcho’s agora vende hambúrgueres também em bairros nobres da cidade. A expansão é fruto do sucesso do casal Ricardo Vieira, 37, e Regiane Moura, 35, com um trabalho que começou dentro da própria casa.
Ricardo, conhecido pelo apelido de Pantcho, costumava ser o cozinheiro da turma nos encontros com os amigos. Um dia ele resolveu preparar hambúrgueres para o jantar com os colegas.
“Fez bastante sucesso, mas apesar disso eu não gostei muito do resultado porque tinha comido em outros lugares e achei que dava para ficar melhor”, lembra.
Foi quando o então aluno de geografia da USP (Universidade de São Paulo) começou a estudar a arte de fazer hambúrgueres. Na busca pelo blend perfeito – mistura de carnes e gordura que dá origem ao alimento –, ele foi melhorando a técnica, até perceber, junto à esposa, que o hobby poderia virar uma fonte de renda.
“A Regiane é que tem a visão de negócio. Ela falou: ‘é um mercado que vai crescer, não tem hamburgueria legal aqui na região’”, conta o chef. Como a esposa estava sem trabalho à época, eles decidiram investir no delivery de sanduíches em 2016 para complementar a renda em casa.
A meta do casal era vender de 20 a 30 lanches por fim de semana. Mas já no terceiro sábado foram mais de cem pedidos. Ricardo e a esposa, afinal, não eram os únicos fãs de um bom hambúrguer no Grajaú.
No começo, os dois pegaram um empréstimo de R$ 10 mil para equipar a casa para o preparo dos sanduíches e divulgar o delivery. Quatro meses depois, eles alugaram um espaço físico com 35 lugares para receber os clientes.
O sucesso se consolidou de vez quando o restaurante entrou para o Prato Firmeza, um guia de opções gastronômicas das quebradas de São Paulo, e clientes de vários bairros da cidade começaram a frequentar a Pantcho’s.
“[O público] foi crescendo até chegar ao ponto de ter 90 pessoas na fila num sábado à noite”, explica Ricardo.
Com as filas aumentando a cada dia, em um ano a Pantcho’s precisou mudar novamente de endereço, desta vez para um salão com 120 lugares, onde está até hoje a sede do restaurante no Grajaú.
O cardápio de receitas conta com clássicos como o x-bacon, que ali leva o nome de Gato Rei, e também com pratos únicos, como o Jack Ribs, que chama a atenção por incluir nos ingredientes uma costela defumada e um molho barbecue feito com whisky.
No Grajaú, os pratos são saboreados em um ambiente descontraído, com uma decoração que mistura um visual industrial e referências a artistas das quebradas.
Com a fama no extremo sul da cidade, a oportunidade de expandir o negócio surgiu a partir de 2020. O primeiro convite foi para ocupar um espaço no Beco da Vila Olímpia, também na zona sul. No fim de 2022, a Pantcho’s chegou à Vila Madalena e ao Estádio do Pacaembu, ambos na zona oeste.
O trabalho com a defumação do hambúrguer Jack Ribs, também rendeu uma expansão à cozinha grajauense, a Defumação Brasileira, que vende pratos quentes feitos a partir da técnica já empregada no hambúrguer e em um endereço que fica na mesma rua da hamburgueria.
Hoje, a Pantcho’s House figura em listas de sites especializados, ocupando a 20ª posição no ranking do Guia do Hambúrguer, e a 30ª posição no site Hambúrguer Perfeito. Ambos os portais elencam os melhores restaurantes do gênero em São Paulo.
Somando delivery e atendimentos presenciais, a Pantcho’s tem mais de 2 mil clientes por semana. Ricardo faz questão de dizer que o sucesso atual é resultado não apenas do trabalho do casal fundador, mas também dos ótimos funcionários que compõem a equipe – 32 no total.
Para 2023, ele pretende aprimorar cada vez mais o cardápio das unidades com a meta de oferecer a melhor qualidade possível aos clientes. “Quero voltar a estudar mais comida para voltar à cozinha e trazer coisas novas. Trabalhar um pouquinho mais de qualidade em tudo”, explica.
Para quem conhece a história do restaurante, não restam dúvidas de que os próximos capítulos serão cada vez melhores.
SERVIÇO
Pantcho’s House - Unidade Grajaú
Endereço: Av. Manuel Alves Soares, 404 - Parque Colonial, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 18h às 23h; sábado e domingo, das 12h às 23h
Telefone: (11) 2589-0467
Unidade Vila Olímpia (Beco da Vila Olímpia)
Endereço: R. Ramos Batista, 409 - Vila Olímpia, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Terça à sábado, das 12h às 22h45; domingo, das 12h às 20h45
Telefone: (11) 95880-3033
Unidade Vila Madalena
Endereço: R. Girassol, 649 - Vila Madalena, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Terça à sábado, das 12h às 22h
Telefone: (11) 91302-9144
Unidade Estádio do Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller - Pacaembu, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Depende da programação de eventos do local. Confirmar na página da Pantcho’s House no Instagram (@pantchoshouse)
Formas de pagamento: Débito, crédito, dinheiro, vale-refeição (Sodexo, Alelo, Ticket, Ben, VR)