Os alimentos do PF estão caros? Confira 7 possíveis substituições!
Produtos populares também estão sofrendo forte alta nos preços
O prato feito, também conhecido como prato executivo, é muito popular nos restaurantes brasileiros. Os ingredientes variam conforme a cidade, mas todo PF tem um fator em comum: o sabor da comida caseira!
Infelizmente, no último ano, o preço de alguns alimentos bastante comuns no prato feito aumentou. Entre eles estão o arroz, o feijão, o alface, o tomate, a alcatra, a batata e os ovos.
Se você possui um comércio ou micronegócio, a melhor opção é substituir esses alimentos para amenizar os efeitos da inflação. Portanto, confira as possíveis substituições para os alimentos do PF e mantenha as vendas ativas!
7 possíveis substituições para os alimentos do prato feito que estão em alta
Feijão-carioca
Uma ótima opção para substituir o feijão-carioca é o feijão-preto. Também muito saboroso, o feijão-preto pode ser combinado com diversos ingredientes. Veja esta deliciosa opção de feijão-preto incrementado:
Feijão-preto incrementado
Tempo: 45min (+4h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de feijão-preto
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/3 de xícara (chá) de bacon em cubos
- 1 gomo de linguiça calabresa sem pele em cubos
- 1 cebola pequena em cubos
- 2 dentes de alho picados
- Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
Modo de preparo
Deixe o feijão de molho em água por 4 horas. Escorra, coloque o feijão com o louro em uma panela de pressão, cubra com a água e tampe. Leve ao fogo baixo, cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão e desligue.
Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio e refogue o bacon por 3 minutos. Adicione a linguiça, a cebola e o alho e frite por 5 minutos ou até dourar.
Despeje o feijão cozido com o caldo, sal, pimenta e cominho e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando ou até o caldo encorpar. Sirva em seguida.
Alcatra
Já para os que não dispensam uma carne, a alcatra pode ser substituída por carne de porco ou carne-seca e de sol.
Linguiça recheada com queijo muçarela
Tempo: 30min (+1h de geladeira)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 8 gomos de linguiça toscana fresca
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado
- 4 fatias grossas de muçarela
- 2 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo
Forre um refratário retangular médio com filme plástico. Retire a pele da linguiça e desfaça em uma vasilha com os dedos. Acrescente o alho e o alecrim e misture. Despeje no refratário apertando bem com uma espátula. Cubra e leve à geladeira por 1 hora. Corte em 8 quadrados. Disponha a muçarela no centro do quadrado e cubra com outro. Aperte bem na lateral para fechar. Aqueça uma frigideira grossa com o azeite e doure em fogo médio por 4 minutos de cada lado até dourar. Sirva.
Batata
Opte pela batata-doce ao invés da inglesa, que teve uma alta de 63%. Além de ser mais nutritiva e saudável, dá um toque especial ao prato.
Chips de batata-doce
Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 batatas-doces brancas médias
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Lave a batata-doce em água corrente, seque e descasque. Corte em fatias finas com uma faca ou passe no fatiador. Aqueça uma panela com óleo, em fogo médio, e frite a batata, aos poucos, mexendo até dourar. Escorra sobre papel-toalha, polvilhe com sal e sirva em seguida.
Tomate e alface
O tomate e o alface podem ser substituídos pelo pimentão verde e pela acelga. Mas se você tem outras opções de saladas econômicas na manga, não hesite em usá-las!
Frango grelhado com acelga
Tempo: 40min (+10min de descanso)
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de orégano
- 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico ou tinto
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 6 filés de frango sem pele
- 1 cebola grande cortada em 4 partes
- 1 pimentão amarelo cortado em tiras grossas
- 1/2 maço de acelga cortado em gomos (não corte o talo para não soltar as folhas)
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o azeite, o orégano, o vinagre e a mostarda. Adicione o frango e deixe descansar por 10 minutos. Retire, escorrendo o excesso de tempero e leve para grelhar em frigideira com sulcos, grelha ou churrasqueira, ao fogo médio. Em outra tigela, misture o tempero escorrido com a cebola, o pimentão, a acelga e leve para grelhar até dourar levemente. Sirva acompanhando os filés de frango e arroz branco.
Ovos
Uma alternativa, não tão prática como o ovo, mas ainda assim uma boa opção, é preparar um saboroso purê. Você pode preparar um purê de mandioca, mandioquinha e, até mesmo, de maçã.
Bisteca grelhada ao molho com purê de mandioquinha
Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 4 bistecas suínas
- Suco de 2 limões
- 4 dentes de alho amassados
- Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1/2 xícara (chá) de água
Molho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola ralada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
- Sal a gosto
Purê de mandioquinha
- 500g de mandioquinha cozida e espremida
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 caixa de creme de leite (200g)
- Sal e noz-moscada ralada a gosto
Modo de preparo
Tempere as bistecas com o suco de limão, o alho, sal e pimenta. Em uma frigideira, em fogo alto, aqueça o óleo e doure as bistecas por 5 minutos de cada lado. Despeje a água e cozinhe até secar. Reserve.
Na mesma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga e frite a cebola por 3 minutos. Polvilhe com a farinha e frite por 2 minutos, mexendo. Despeje o vinho, mexa e cozinhe por 2 minutos, após levantar fervura. Coe o molho, acerte o sal e reserve.
Leve uma panela ao fogo médio com os ingredientes do purê, mexendo até ficar cremoso e homogêneo. Em uma travessa, espalhe o purê e arrume as bistecas por cima. Regue com o molho, polvilhe com cebolinha e sirva em seguida.
Arroz
Por último, mas longe de ser o menos importante, temos o arroz. Apesar de ficar 11% mais barato em um ano, o arroz teve uma queda de 2,22% no mês passado. Que tal apostar em uma receita diferente? Confira a receita de canjica com carne-seca!
Canjica com carne-seca
Tempo: 1h (+2h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de canjica de milho branco
- 1 folha de louro
- 100g de bacon em cubos pequenos
- 1 cebola pequena em cubos
- 1 dente de alho picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Carne-seca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 cebolas médias fatiadas
- 2 xícaras (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
Farofa
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola em cubos
- 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca fina
Modo de preparo
Lave a canjica em água corrente e deixe de molho em água por 2 horas. Escorra, despeje em uma panela de pressão, cubra com água, acrescente o louro e tampe. Cozinhe por 30 minutos, em fogo baixo depois de iniciada a pressão e desligue. Enquanto isso, prepare a farofa derretendo a manteiga em uma frigideira grossa, em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até dourar. Polvilhe a farinha e frite por 2 minutos. Reserve. Em uma panela, frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Despeje a canjica com o caldo do cozimento, sal, pimenta e cozinhe por 10 minutos ou até engrossar. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola por 5 minutos ou até murchar. Acrescente a carne e refogue por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde e despeje em uma travessa com a farofa. Sirva acompanhado da canjica.
As porcentagens mencionadas foram baseadas nos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo