Petisco vegano para assistir aos jogos da seleção brasileira
A Copa começou e trouxemos a terceira receita da série ''Mês da Copa'' aqui no Perifa, faremos petiscos veganos simples, práticos e baratos.
Mais uma receita que a gente não conhecia, até nos tornarmos veganos. Apesar de o jogo ser do Brasil, o preparo não é brasileiro.
Esse prato não foi criado por vegetarianos e muito menos por veganos, o preparo que ensinaremos hoje é tradicional no México, consumidos por qualquer pessoa pertencente a qualquer classe social. Aliás, o México é um país que está no mundial e será uma das sedes da próxima Copa do Mundo (2026).
Comidas típicas de outras culturas que não levam nada de origem animal é algo que sempre nos despertou muita curiosidade, porque nós que vivemos em periferias e estamos acostumados com arroz, feijão e alguma ''mistura'' associamos tudo que é diferente do nosso cotidiano como algo elitista ou ''coisa de rico''.
O que vim descobrir é que esses preparos típicos sem nada de origem animal não são exclusivos de nenhuma elite, seja ela financeira ou intelectual, todos e todas produzem e consomem.
Como no caso da guacamole, o petisco mais famoso do México, um prato que tem origem na civilização asteca, o nome 'guacamole' vem de “ahuacamolli”, união das palavras “ahuacatl” (abacate) e “molli” (molho).
Você pode comer guacamole com torrada, com pão fresco, batata chips ou assada, com nacho (sem leite), cai bem com qualquer petisco. Então vamos lá.
Receita:
Abacate maduro (nem muito mole e nem muito firme)
1 Tomate
1 Cebola
Salsinha ou coentro
Limão
Sal
Pimenta-preta
Se liga no preparo:
1. Pique os tomates e separe
2. Pique a cebola em quadradinho e separe
3. Pegue o abacate e abra ele ao meio e retire toda a polpa
4. Na sequência amasse a polpa com o garfo
5. Depois coloque o limão para o abacate não escurecer, na sequência acrescente o tomate e a cebola
6. Agora é hora temperar com pimenta-preta, salsinha ou coentro e sal
7. Mistura bem e tá pronto
Algumas dicas:
Se quiser guardar a guacamole, coloque o caroço no centro do preparo e acrescente um pouco mais de limão, assim evita que ele escureça muito rápido.
Não se esqueça que ele vai escurecer de qualquer jeito, então tente consumir o mais rápido possível.