Sem ovo e sem leite: aprenda a fazer um bolo de milho vegano
A história de que bolo sem ovos não cresce já ficou no passado. E para provar, hoje vamos ensinar uma receita de bolo de milho vegano.
O ovo no bolo serve para outras finalidades, ele funciona como um emulsificante natural, devido à lecitina presente na gema, e a função de fazer o bolo crescer é do fermento químico.
O que nos fez abandonar o consumo de ovos não foram os fatores nutricionais ou culinários, e sim como as galinhas poedeiras são tratadas em granjas industriais mundo afora, elas sofrem e levam uma vida exaustiva, são tratadas de forma estúpida, como meras máquinas de produção e no final são abatidas.
Uma prática comum na avicultura é a debicagem (onde o bico é derretido por uma lâmina fervente). A debicagem é necessária porque as galinhas ficam confinadas em gaiolas onde dividem um espaço apertadíssimo, onde não conseguem nem mesmo abrir as asas (até 6 aves por metro quadrado), isso causa muito estresse, e o canibalismo entre elas seria constante se a debicagem não fosse realizada.
Além do processo de debicagem que é extremamente doloroso e que em diversos casos impede as galinhas de bicar com prazer, se defender, detectar ou se alimentar — os pintinhos machos têm um fim trágico na avicultura, quando nascem são selecionados, asfixiados em câmaras de gás, descartados ou triturados vivos, pois como eles não produzem ovos, eles não têm muito valor e só dariam gastos.
Fora esses procedimentos, existem diversos outros (mas fica para outra publicação).
O bom após ler tudo isso é saber que o que mais temos hoje, são alternativas, um exemplo é esse bolo de milho que não leva absolutamente nada de origem animal e pode ser servido a qualquer hora do dia em qualquer ocasião. Já passou o café?
Receita:
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 lata de milho
½ xícara de coco ralado
200 ml de leite de coco (pode ser fresco ou do vidrinho)
1/4 xícara de óleo (usei o de soja mesmo)
1 colher de sopa cheia de fermento em pó químico
1 pitada de sal
1. Coloque o milho, o leite de coco e o óleo no liquidificador e bata por aproximadamente 2 minutos
2. Na sequência coloque o açúcar numa tigela, despeje o líquido do liquidificador e mexe bem
3. Depois vai adicionando a farinha e o fubá gradualmente e mexendo sem parar, até formar uma massa homogênea.
4. Por último acrescenta o fermento químico e mistura bem
5. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Se liga:
Caso sinta necessidade, pode ir adicionando leite de coco ou água na massa, mas cuidado para não deixar muito líquida.
Se usar caneca ao invés de xícara medidora para a farinha e o açúcar, o bolo fica ainda maior. Não recomendamos mexer na quantidade de óleo.
Peneiramos a farinha e o fubá, mas vai de cada pessoa.