Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veganos precisam suplementar alguma vitamina?

Muito se fala sobre suplementação numa alimentação baseada em vegetais, grãos e cereais. Mas será que é necessário muitos suplementos?

19 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Vegano Periférico

Se abordarmos qualquer pessoa agora, e perguntar se ter uma alimentação vegetariana pode ser considerada adequada em nutrientes, é bem provável que muita gente ficará em dúvida e, talvez, responda que não, ou pode dizer que faltará proteína (mesmo sem saber).

No entanto, o que muitos ainda não sabem, é que não só é adequado, como uma alimentação vegana pode ser muito mais saudável que uma alimentação tradicional baseada em alimentos de origem animal.

É um mito a necessidade de ter que consumir uma série de suplementos para ter os nutrientes necessários numa alimentação vegana, ou seja, baseada sobretudo em vegetais e sem a presença de produtos de origem animal.

Embora seja possível ter boas fontes de nutrientes nos alimentos de origem vegetal, há uma vitamina em específico que precisa ser compreendida com muita atenção. E ela de fato precisa ser suplementada por veganos, mas não só por veganos, pois muitos onívoros também apresentam deficiência dessa vitamina, alguns estudos apontam que 40% da população que come carne precisam suplementar.

A vitamina no caso é a B12 (cobalamina). Mas afinal, o que seria essa vitamina? Qual a fonte e sua importância? A vitamina B12 é produzida por bactérias, ela não é de origem animal, como muitos pensam.

Ela é encontrada em produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos, por conta das bactérias existentes nesses produtos. Mas isso não significa que devemos nos alimentar com carne, leite e ovos, por conta disso, até porque é possível suplementar de maneira segura sem a necessidade de consumir tais produtos.

Suplementamos a B12 desde o início do veganismo, e nunca tivemos deficiência dessa vitamina. A sua deficiência pode causar diversos problemas, essencialmente neurológicos, portanto, ela é fundamental para o funcionamento do cérebro. 

Além disso, a deficiência de vitamina B12 está associada a quadros de depressão, anemia, dores articulares e até distúrbio do sono.

Ao abandonar o consumo de produtos animais, é de suma importância redobrar a atenção com a B12. Todos os outros nutrientes, vitaminas e minerais são encontrados numa alimentação vegana bem planejada e equilibrada.

O suplemento tem um preço relativamente acessível quando comparado com o consumo de carne para a obtenção dessa vitamina. Por exemplo, nós pagamos em média 60 reais em 100 cápsulas e tomamos 1 por semana, dura meses e é muito eficiente. Falando em eficiência, um de nós tivemos excesso de B12 no organismo, a referência é de 400 a 900, eu fiquei com 1,070 no último exame, que tem 2 meses.

Ou seja, desde que tenhamos atenção à vitamina B12, uma alimentação sem carne, leite, ovos e derivados é adequada e em muitos casos mais saudável.

Se liga:

Esse artigo não é produzido por nutricionistas, nutrólogos ou especialistas na área da saúde e nutrição. Portanto, não isenta o acompanhamento de nutricionista ou médico para auxiliar qualquer mudança de hábito. Buscar esse auxílio é fundamental para ter uma alimentação equilibrada e saudável, haja vista que a B12 se comporta de maneira específica em cada organismo.

Fontes: SVB 

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade