Rene Silva é um dos dez líderes da nova geração da Time
Do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o ativista é o sétimo brasileiro a aparecer na lista
Rene Silva, 29, é morador do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e criou o jornal Voz das Comunidades com o objetivo de combater estereótipos na mídia sobre a cobertura das favelas. Hoje, ele representa o Brasil na lista de Líderes da Nova Geração 2023 da revista Time, divulgada na última terça-feira (23).
O ativista, que fundou o jornal comunitário aos 11 anos, é um dos dez nomes escolhidos pela publicação, sendo o sétimo brasileiro a aparecer na lista que desde 2014 seleciona jovens líderes de diferentes partes do mundo.
Em novembro de 2010, Rene ganhou destaque ao relatar em tempo real, através do Twitter, a operação policial no Complexo do Alemão. Os posts do jovem de 16 anos se tornaram uma das principais fontes de informação sobre a ação na época.
Voz das Comunidades
Formalmente reconhecida como uma ONG, o jornal conta com uma equipe de 35 funcionários dedicados a cobrir política, educação, cultura, esportes e questões de negligência estatal.
Rene também desempenha um papel importante ao levar a perspectiva dos moradores das favelas para jornalistas e editores dos principais meios de comunicação do Brasil. Esse grupo é pouco representado em um país onde, segundo a Time, 77% dos jornalistas são brancos.