Artistas da Baixada Fluminense se destacam em exposição
Uma nova geração das artes plásticas periféricas chega de locais como Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti
Temas como o corpo, a cor e a natureza aparecem em pinturas, fotografias e esculturas de jovens que estão construindo notáveis representações visuais das quebradas brasileiras, sobretudo da Baixada Fluminense.
A terceira edição da exposição Paralela.22, gratuita, realizada em Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, reúne 32 artistas e mais de 70 obras, com destaque para crias da Baixada Fluminense.
Com curadoria de Junior Negão, a exposição mostra a perspectiva das periferias, buscando gerar impacto positivo e inclusivo na cena artística.
Em destaque, uma jovem geração de artistas plásticos que articula produções, exposições, debates e outros eventos culturais na Baixada Fluminense.
Conheça artistas da Baixada Fluminense
Lucas Finonho é graduando em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou sua primeira exposição individual no MAR e foi pintura do ano no Prêmio BIC 2023.
Goomes é de Duque de Caxias. A fotografia foi o ponto de partida, dando confiança para experimentar a pintura. Foi para a aquarela, guache e óleo.
Juan Calvet, cria de Mesquita, com raízes em Unamar, Cabo Frio. Multiartista, usa a arte como expressão pessoal, da sua cor e das vivências.
Mayra Carvalho é artista visual e pesquisadora contracolonial nascida na Baixada Fluminense. Sua pesquisa explora as confluências dos rios como transmissores de mensagens.
Suellen Duduwa, nascida em São João de Meriti, cresceu na comunidade Chico Mendes e reside em São Paulo. Expôs em locais como Consulado Geral de Angola e no Museu Nacional do Louvre, em Paris.
Serviço
Ingressos: retire gratuitamente AQUI.
Data: até 25 de outubro de 2024.
Local: Galpão 808, Rua Arquias Cordeiro, 808, zona norte, Rio de Janeiro.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Horário: terça a sexta, das 11h às 17h; sábado, das 11h às 14h.