Casa de Oxum promove evento para falar de saúde íntima
Encontros irão abordar anatomia e ciclos de corpos com vagina e outros temas que permeiam a saúde íntima, sexual e reprodutiva
O Centro Cultural Coco de Umbigada, localizado no bairro de Guadalupe, Olinda, em parceria com Cabaça - Saber Ancestral e nin la croix, promove a primeira edição do “Casa de Oxum - Saúde LBT”, através da realização de encontros para conversar sobre anatomia e ciclos de corpos com vagina e medicinas naturais, cuidado e tratamentos, entre outros temas que permeiam a saúde íntima, sexual e reprodutiva.
“Nosso objetivo é resgatar formas de cuidado à saúde conectadas aos valores civilizatórios de matriz afro-indígena. E esse resgate sendo direcionado a pessoas LBT, potencializando a autonomia direcionada à especificidade de cada corpo”, explica Carol Nascimento, fundadora da Cabaça - Saber Ancestral e idealizadora do projeto Casa de Oxum - Saúde LBT.
A aprendiz de parteira e fisioterapeuta ressalta a importância de direcionar a iniciativa para o público LGBT, “O público alvo é de pessoas de corpos e sexualidades dissidentes que estão constantemente sendo marginalizadas dentro do sistema de saúde. O projeto protagoniza essas pessoas, gerando pertencimento e conhecimentos mais aprofundados para estes recortes específicos”, pontua.
Em agosto já foram realizados dois encontros, com a regência da ialorixá, Mãe Beth de Oxum. O próximo encontro acontecerá no próximo sábado (10), das 14h às 18h, no Ile Axé Oxum Kare, terreiro da Umbigada, cujo o tema: “transgeneridade e candomblé - gênero e espiritualidade”, contará com a vivência e o saber de Pablo Oxaguiam e nin la croix. “Vamos conversar sobre identidade de gênero, orientação sexual e a ciência dos povos de terreiro referente aos corpos, mentes e almas transgênero”, afirma Carla, mediadora do encontro. As inscrições para participar do evento estão disponíveis no link: Inscrições
Além do compartilhamento de saberes, a partir do dia 20 deste mês, ficará disponível para a comunidade, uma farmácia natural com remédios fitoterápicos, utilizados nos tratos do sistema reprodutor e sexual, nos cuidados com ferimentos, no preparo de banhos de assento, e utilizados, também, no tratamento de problemas que atingem diretamente a saúde mental como, insônia, ansiedade e depressão.
"Há mais de 10 anos o Terreiro da Umbigada promove ações de saúde para toda a comunidade. O diferencial do que está acontecendo no momento é que as ações são promovidas por e para a população LGBT. Esse projeto conta com o apoio do Edital “Justiça reprodutiva é pra todes - mulheres LBT’s, homens trans e pessoas não binárias em luta”, e pretendemos seguir com as ações, para isso, estamos em busca de novos apoiadores", finaliza Carol.