Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Começa a 2ª edição da Mostra de Filmes Africanos do Recife

Com o tema “Entre territórios e travessias cinematográficas”, mostra tem programação na capital e em Caruaru entre segunda e quarta-feira

6 dez 2021 - 10h00
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Baobácine

Pernambuco recebe pela segunda vez a Baobácine – Mostra de Filmes Africanos do Recife, que contempla filmes clássicos e contemporâneos do cinema produzido em África ou retrata relações com o continente. Com o tema “Entre territórios e travessias cinematográficas”, o evento acontece na capital pernambucana nos dias 6, 7, e 8 de dezembro, e no município de Caruaru, nos dias 18, 20 e 21 do mesmo mês. 

Produzida por mulheres negras de Pernambuco e Rio de Janeiro, a Baobácine tem como objetivo a descolonização do olhar e formação de plateias para o cinema africano. A mostra dedica atenção especial ao cinema do Sudão - país cuja produção de filmes é diretamente impactada pelos processos de ruptura política que marcam sua história recente. Serão exibidos quatro filmes sudaneses: "Conversando sobre árvores" (2019), de Suhaib Gasmelbari; "Jamal" (1981), de Imbrahim Shaddad; "Tajouj" (1977), de Gadalla Gubara; e "Impedimento em Cartum" (2019), de Marwa Zein. 

As realizadoras africanas e afrodiaspóricas também possuem destaque, como na curadoria de Janaína Oliveira e Ludimilla Carvalho. Além das já citadas Everlane Moraes, Shirley Bruno e Marwa Zein, a mostra tem mais dois filmes dirigidos por mulheres: "O livro de Jasmine" (2017, Barbados), de Melanie Grant; e "Contrafeitiço" (2019, EUA), de Madeleine Hunt-Erlich. 

A segunda edição da Baobácine conta ainda com duas atividades paralelas: o minicurso "O cinema e o espelho", que será facilitado pela cineasta Everlane Moraes no Museu do Barro de Caruaru, e a roda de conversa "Cinema e Educação", que acontecerá no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, no Recife, e terá participação de cineastas negros/as e da periferia da Região Metropolitana do Recife e de Caruaru.

Assim como na edição anterior, expositores e expositoras da ‘Feira Quilombar’ também venderão seus produtos durante a programação da Mostra. 

A Baobácine – Mostra de Filmes Africanos do Recife tem como realizadores a Fazendo Milagres Cineclube em parceria com o FICINE - Fórum Itinerante de Cinema Negro. Incentivo fica por conta do Funcuntura (fundo de incentivo à cultura em Pernambuco) e apoio da Cinémathèque Afrique da Embaixada da França no Brasil.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade