Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça MC Darlan, criador original de “Hoje Paris vai virar baile”

Vascaíno, carioca de São Gonçalo, fez músicas para o time e seus ídolos, como Nenê e Philippe Coutinho, que viralizou

7 ago 2024 - 17h03
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Funkeiro de São Gonçalo, MC Darlan, 36 anos, recebeu até menção de aplauso da Câmara Municipal da sua cidade, que tem orgulho em exaltar. Orgulho maior, porém, é do Vasco, que ajudou o músico a superar sintomas de depressão em 2017. Conheça sua trajetória, que começa em 2012.
Vascaíno fanático, lembra no funk a luta histórica do time contra o racismo, inspirado em Lulu Santos
Vascaíno fanático, lembra no funk a luta histórica do time contra o racismo, inspirado em Lulu Santos
Foto: Divulgação

A adaptação do funk A Barreira Vai Virar Baile, de MC Darlan, para “hoje Paris vai virar baile”, primeiro viralizou, agora virou polêmica. A Globo mostrou torcedores na Olimpíada de Paris cantando a música, mas o autor reclama que não foi procurado sequer para uma entrevista. Mas quem é MC Darlan?

Além dos funks sobre jogadores do Vasco, como Nenê e Philippe Coutinho, que estourou, adaptada, na Olimpíada de Paris, MC Darlan nasceu e começou a carreira na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

São Gonçalo tem quase 900 mil habitantes e está localizada a 25 quilômetros da capital fluminense. “Carrego comigo sempre o nome dessa cidade”, disse MC Darlan ao receber uma moção de aplauso da Câmara Municipal de São Gonçalo, em março de 2024.

Seu nome completo é Darlan Praxedes da Costa Cabistani. Iniciou a carreira no mundo do funk se apresentando no Castelo, tradicional baile em São Gonçalo. Em 2012, subiu ao palco pela primeira vez em Friburgo e, devido ao sucesso, decidiu se tornar um MC profissional.

São Gonçalo está no caminho de áreas turísticas, como a Região dos Lagos, e culturais, como Niterói.
São Gonçalo está no caminho de áreas turísticas, como a Região dos Lagos, e culturais, como Niterói.
Foto: Henrique Maciel

MC Darlan declarou em entrevistas que, em 2017, com sintomas de depressão, o Vasco era a única coisa que o animava. Os funks sobre o time e seus jogadores o ajudaram a recuperar a saúde mental.

Vasco como tema de funk

Darlan conquistou a torcida vascaína com músicas como Nasci Pra Te Seguir. O clipe oficial com Lexa, também vascaína, bombou. Adaptando Lulu Santos, cantam “hoje o Vasco joga amor”.

Com o retorno de Nenê ao time, em 2021, MC Darlan emplacou outro funk futebolístico com Tropa do Vovô. O jogador abraçou a ideia e fez dancinha para a música no primeiro jogo, contra o Volta Redonda.

Em 2024, com o retorno de Philippe Coutinho ao Vasco, lançou A Barreira Vai Virar Baile. Ao site Netvasco, MC Darlan contou que não pretendia fazer a música, até ser provocado pelo irmão de um fã de 11 anos, o Blogueirinho da Colina, que aparece no clipe.

MC Darlan, Philippe Coutinho e Blogueirinho da Colina. Funk para volta do jogador virou hit da Olimpíada de Paris.
MC Darlan, Philippe Coutinho e Blogueirinho da Colina. Funk para volta do jogador virou hit da Olimpíada de Paris.
Foto: Divulgação

"Eles vieram aqui, a gente gravou no estúdio e deu no que deu, a música foi um sucesso. É mais uma que eu fui feliz em estar mostrando, agora não só para o Brasil, mas para o mundo todo, porque até a Fifa já postou a música”, disse.

 MC Darlan foi uma das atrações musicais da apresentação de Philippe Coutinho em São Januário.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade