Criador da 'Quebradinha' abre 'Crias', nova série em vídeo da Agência Mural
Episódio de abertura conta história de Nenê, artista que criou as páginas Quebradinha e Menino do Drone
A Agência Mural lança nesta terça-feira (25), no YouTube, o primeiro vídeo da série "Crias", que vai contar histórias de pessoas das periferias da Grande São Paulo que têm se destacado em áreas de atuação que vão da cultura à arquitetura.
Com cinco episódios, a série será publicada sempre às terças-feiras e terminará em 22 de novembro, na semana em que a Agência Mural completa 12 anos.
Crias mostra como moradores de várias periferias se tornaram a referência que são hoje em suas profissões e comunidades, por meio de trabalhos em diferentes áreas. Os vídeos também serão publicados no Instagram da Mural, em uma versão mais curta.
No primeiro episódio, o artista Marcelino Melo, também conhecido como Nenê, conta como criou a série de obras "Quebradinha", que reúne miniaturas de casas e comércios periféricos.
Hoje morador do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, Nenê chegou à capital paulista durante a adolescência, quando a família se mudou de Carneiros, em Alagoas, para o sudeste.
A ausência de memórias sobre a infância na cidade natal fez com que anos depois ele decidisse depositar parte das lembranças nas miniaturas da "Quebradinha".
'Decidi que as 'quebradinhas' seriam o meu álbum de fotografias, o lugar onde depositaria minha memória, para que olhasse para essas casinhas anos depois e ainda me lembrasse de quem eu era, ou quem fui, do que vivi'
Marcelino Melo, criador da Quebradinha
Para Nenê, o trabalho com a "Quebradinha" é um registro para o futuro, quando a estética das quebradas paulistanas já não será mais a mesma. "É muito afetivo, mas daqui a poucos anos na quebrada provavelmente vai estar tudo diferente, esteticamente falando", afirma.
No próximo dia 5 de novembro, Nenê inaugura a exposição "Quebradinha, Escrevendo o hoje para que o Amanhã não fique sem Ontem" no Centro Cultural São Paulo.
Menino do Drone
No episódio que abre a série "Crias", o artista fala também sobre o trabalho como fotógrafo aéreo. Nenê é dono da página "Menino do Drone", no Instagram, onde publica imagens fotografadas em periferias brasileiras.
"O Menino do Drone é um fotógrafo aéreo, é um molecote que pega um drone e sai em diversas quebradas Brasil afora captando o que só os pássaros viam", descreve.
O título da página remete à forma como ele era chamado pelas pessoas sempre que estava com o equipamento. Nenê conta que este é um de seus heterônimos.
"Na real eu criei alguns heterônimos. Se Fernando Pessoa podia, porque não posso, né? Ele tinha um monte, só tenho acho que uns 3", brinca o artista.
Durante a pandemia, o trabalho de Nenê com as fotografias aéreas ganhou projeção nacional, quando ele registrou imagens de covas sendo abertas no cemitério São Luiz, no distrito de mesmo nome, que ficava a três quilômetros de sua casa na época.
Meta e ICFJ
A série de vídeo Crias foi realizada com os recursos do programa "Digital Video Masterclass Series", promovido pela Meta em parceria ICFJ (International Center of Journalists). A Agência Mural foi uma das 15 selecionadas no programa, ao lado de redações como Nonada Jornalismo, SBT e Nexo Jornal.
Ao longo de dois meses, os jornalistas da Agência Mural Jessica Bernardo, Ingrid Fernandes, Pietra Alcântara e Rômulo Cabrera participaram de uma mentoria com Fred Bottrel, chefe de reportagens especiais na TV Globo em Belo Horizonte, para idealizar a construção da série.