Funk das antigas: 10 sucessos dos anos 90 e 2000
Relembre as melhores músicas do funk nacional que fizeram sucesso entre os anos 90 e 2000 e marcaram diversas gerações
O funk é um estilo musical que chegou no Brasil nos anos 1970, e desde então tem conquistado cada vez mais fãs ao redor do país. Na década de 1990 e início dos anos 2000, o funk passou por uma grande explosão de popularidade, com diversos artistas e grupos produzindo sucessos que se tornaram verdadeiros hinos da cultura popular brasileira.
Ainda que muitas dessas músicas tenham sido lançadas há mais de duas décadas, elas continuam sendo tocadas e celebradas em festas, bailes e em plataformas musicais. Isso mostra que a cultura do funk se mantém viva e relevante até hoje, influenciando diversos outros gêneros musicais.
Quais são os melhores funks das antigas?
Se você é fã de funk e está procurando matar a saudade dos hits que marcaram os anos 1990 e 2000, vamos relembrar 10 funks das antigas que ainda fazem sucesso nas pistas de dança e nas playlists de quem curte o gênero.
Claudinho e Buchecha – Só Love
“Só Love” é um dos funks das antigas mais famosos, lançado no dia 13 de abril de 1998 pelos cantores Claudinho e Buchecha. Um dos trechos mais icônicos da letra, além do refrão que diz “Só love, só love” é o “Quero de novo com você / Me atracar com gosto / Corpo, alma e coração”.
Bonde do Tigrão – Cerol Na Mão
O grupo de funk carioca Bonde do Tigrão lançou em 2001 a música “Cerol na Mão”, um dos grandes sucessos daquele ano. Um dos trechos mais famosos dessa música é o “Quer dançar, quer dançar / O tigrão vai te ensinar / Eu vou passar cerol na mão / Assim, assim”.
MC Marcinho – Glamurosa
Se destacando pelo trecho “Glamurosa, rainha do funk / Poderosa, olhar de diamante / Nos envolve, nos fascina, agita o salão / Balança gostoso requebrando até o chão”, o funkeiro carioca MC Marcinho lançou a música “Glamurosa” em 2003.
Cidinho e Doca – Rap da Felicidade
Lançada em 1994, por Cidinho e Doca e produzida pelo DJ Marlboro, “Rap da Felicidade” foi uma das primeiras gravações oficiais do gênero funk carioca no início dos anos 1990. Seu trecho mais famoso é o “Eu só quero é ser feliz / Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é / E poder me orgulhar / E ter a consciência que o pobre tem seu lugar”.
MC Serginho – Eguinha Pocotó
Em 2003, MC Serginho lançou a música "Eguinha Pocotó”, que ficou conhecida em todo o país. Colocando até frases em inglês na música, o trecho mais famoso é a parte “Pocotó, pocotó, pocotó, pocotó / Minha eguinha pocotó / O jumento e o cavalinho / Eles nunca andam só / Quando saem pra passear / Levam a égua pocotó”.
MC Leozinho – Se Ela Dança, Eu Danço
No primeiro semestre de 2006, MC Leozinho surgiu com o hit nacional “Se Ela Dança, Eu Danço”, ficando em primeiro lugar nas paradas musicais do Brasil. Um dos trechos mais famosos é o “Se ela dança, eu danço / Falei com o DJ / Pra fazer diferente, botar chapa quente pra gente dançar” e o “Ela só pensa em beijar / Beijar, beijar, beijar”.
Perlla – Tremendo Vacilão
Se distanciando dos paradigmas do funk carioca, Perlla focou no estilo funk melody lançando seu primeiro álbum no dia 15 de maio de 2006, a faixa “Tremendo Vacilão” foi uma das mais famosas, se destacando pelo seu trecho “Deu mole pra caramba, tremendo vacilão / Tá todo arrependido, vai comer na minha mão”.
Tati Quebra Barraco – Boladona
“Boladona” é a faixa do segundo álbum de estúdio de mesmo nome, da cantora Tati Quebra Barraco, lançado no dia 17 de novembro de 2004. Um trecho famoso da música é a parte “Na madrugada boladona, sentada na esquina / Esperando tu passar, altas horas da matina”.
Bola de Fogo – Atoladinha
Lançada em 2005, “Atoladinha”, hit do cantor MC Bola de Fogo se destacou pelo seu trecho “Piririm, piririm, piririm, alguém ligou pra mim” e “Sou eu bola de fogo, e o calor tá de matar / Vai ser na praia da Barra, que uma moda eu vou lançar”.
MC Créu - Dança do Créu
Em 2008, o MC Créu se destacou na música com a faixa “Dança do Créu”, que se tornou viral rapidamente. Um trecho famoso dessa música é o “Pra dançar créu tem que ter disposição, pra dançar créu tem que ter habilidade / Pois essa dança, ela não é mole não / Eu venho te lembrar que são 5 velocidades”.