Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

Jeans, camiseta e conversas ao pé do ouvido: como Walter Salles dirige

Não foi só a competência técnica do diretor que levou Ainda Estou Aqui a ganhar o Oscar de melhor filme internacional

3 mar 2025 - 09h12
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Profissionais que trabalharam nas filmagens do nosso primeiro filme consagrado com o Oscar contam bastidores das gravações. Ficaram impressionados com a tranquilidade e gentileza do diretor, milionário, reconhecido e, segundo relatos, um sujeito acessível, que usa roupas comuns e fala baixo.
O diretor Walter Salles dirigindo Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui. Condução da equipe com gentileza.
O diretor Walter Salles dirigindo Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui. Condução da equipe com gentileza.
Foto: Sony Pictures

Usando roupas simples, jeans e camiseta, um relógio comum e tênis, Walter Salles foi um gentleman com atrizes e atores durante as gravações de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de melhor filme internacional. Atores relatam atitudes de carinho, respeito e simpatia, e ficaram impressionados com o fato do diretor falar ao pé do ouvido para dar orientações.

Nada de megafone, gritaria, estrelismo. Meticuloso, ele orienta até os figurantes, que costumam ficar sob responsabilidade de algum assistente. “O Walter gosta de preservar a natureza e personalidade do ator. É um processo muito cuidadoso com a personalidade artística”, diz a atriz Aguda Aguiar, que fez a escrevente Carla em Ainda Estou Aqui.

Mesmo não tendo um papel de destaque, ela se surpreendeu com o cuidado da produção. “Foi um processo muito artesanal, muito atencioso. Muitas vezes não tem nem ensaio para uma cena curta como a minha, mas neste caso teve ensaio, preparação, uma atmosfera trabalhada, uma artesania muito importante”, descreve a atriz.

O ator Fagundes Emanuel, que faz um neto da protagonista Eunice Paiva, também guarda boas memórias da gravação. “O Walter Salles é muito tranquilo. Ele chega no ouvido da pessoa, conversa, explica. O grande ensinamento é dar tempo, confiança e um direcionamento claro ao ator”, diz Emanuel.

Ele conta que os celulares ficavam no camarim. Com isso, no set de filmagem, “a concentração é elevada a cem”. O ator também ficou impressionado com cenas da vida real, como Fernanda Montenegro chegando com um pedaço de bolo enrolado em papel alumínio, para compartilhar com a equipe.

Daniel de Almeida, que faz o segurança Marlon em Ainda Estou Aqui, foi dirigido pela primeira vez por Walter Salles. “Ele é muito meticuloso, muito calmo, conversa com todo mundo, de atores a técnicos, no pé do ouvido, para falar o que ele quer”, descreve. “Eu falei para o Walter: esse filme já é vencedor, e ele respondeu ‘tomara que sim’”.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade