Lia de Itamaracá lança cineclube 'O Canto da Sereia', em PE
Cirandeira e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco vai além da música e dá outro grande passo na sua jornada artística
Cirandeira e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, Lia de Itamaracá dá mais um grande passo na sua jornada artística, para além do nicho musical. Na última sexta-feira (30), Lia lançou na Embaixada da Ciranda, na praia de Jaguaribe, litoral norte de Pernambuco, o cineclube “O Canto da Sereia”.
O projeto nasce a partir das atividades audiovisuais desenvolvidas pelo Centro Cultural Estrela de Lia e da conexão construída entre a cirandeira e o universo do cinema. Na estreia, os visitantes puderam assistir ao videoclipe inédito “Dorme Pretinho”, inspirado nas suas memórias de infância. O trabalho faz um recorte poético de Lia com sua mãe, Matildes, na ilha que carrega no nome.
A programação contou também com a sessão especial Recifest com a exibição dos curtas “Quebra Panela”, “Crescer onde nasce o sol”, “O fundo dos nossos corações” e “Adão, Eva e o fruto proibido” e apresentação do Som na Rural.
A Ilha de Lia tem se tornado cada vez mais um lugar de produção e, agora com o cineclube, de exibição e discussão sobre o audiovisual. “O Cineclube celebra a vida e obra dessa cirandeira que é reconhecida no mundo. Sua história que guia o eixo curatorial. No decorrer de oito edições, os filmes vão abordar histórias que enaltecem negros e indígenas enquanto protagonistas, fugindo da tradição de colocá-los somente em papéis secundários ou folclorizados”, conta Ytallo Barreto, que coordena o projeto.
Recentemente a artista está no ar interpretando uma mãe de santo na série espanhola “Santo”, lançada no último dia 16 na Netflix, que tem o ator Bruno Gagliasso como protagonista. As gravações foram realizadas em Madrid e em Salvador (BA) - onde Lia participou das filmagens. A série tem criação de Carlos López-Gallego, que divide a direção com Vicente Amorim. Esse é o primeiro projeto original da Netflix realizado entre o Brasil e a Espanha.