Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pãozinho de Santo Antônio é ofertado de graça em Salvador

Tradição começou com iniciativa do próprio santo, incorporada pelos fiéis. Na capital baiana, pão e fé caminham juntos

13 jun 2024 - 09h46
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Durante vários dias de junho, acontecem reuniões para rezar e celebrar a memória dos antepassados. É um momento de reflexão, fé e, claro, de compartilhar histórias e sorrisos.
Tradição religiosa começou com o próprio Santo Antônio, que distribuía pães aos pobres. Iniciativa é preservada em Salvador
Tradição religiosa começou com o próprio Santo Antônio, que distribuía pães aos pobres. Iniciativa é preservada em Salvador
Foto: Prefeitura de Salvador

16 bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico de Salvador darão a seus clientes o pãozinho de Santo Antônio, na hora do almoço e do jantar, no dia 13 de junho.

A iniciativa é do Bistrô Negreiros, localizado no Largo da Saúde. A família proprietária do estabelecimento vai celebrar ainda a Reza de Santo Antônio, uma prática que os conecta com o passado e com seus antepassados.

“Tudo começou com meus avós, Flaviana e Filadelfo. Eles se casaram em uma pequena cidade do interior, onde a fé e as tradições eram parte fundamental do dia a dia”, conta Carlos Henrique Negreiros.

“Cresci ouvindo as histórias das noites de junho, repletas de oração, fé e esperança. Lembro-me de como minha mãe preparava a casa, sempre com muito carinho, para receber amigos e vizinhos. As velas acesas, o altar dedicado a Santo Antônio e a mesa farta de quitutes: tudo contribuía para criar uma atmosfera mágica”, relata Negreiros.

Pelo terceiro ano seguido, o Centro Histórico de Salvador promove 25 dias de festa para celebrar Santo Antônio e São João.

Como surgiu a distribuição de pães?

A tradição da distribuição de pães de Santo Antônio após a missa surgiu a partir da prática do próprio santo padroeiro, que alimentava os pobres e os doentes com os pães do convento onde morava e estes, por sua vez, alegavam ficar curados ao comê-los.

Assim, surgiu a tradição de abençoar os pãezinhos durante as missas de Santo Antônio e distribuí-los ao povo.  Conta-se também, que certa vez o santo havia dado os pães do convento aos pobres e na hora de servir aos confrades, não havia pães suficientes.

Então foram a Santo Antônio, que disse para verificarem novamente o cesto, e tamanha foi a surpresa dos confrades, que o cesto antes vazio, agora de maneira milagrosa, transbordava de pães.

Serviço

Os locais de distribuição de pães em Salvador são Axego, Boteco do Viajante, Cantina da Lua, Marrom Marfim e Tropicalia Gelato e Caffé, no Pelourinho; Cafeteria Nossa Senhora do Bom Café, Casa de Farinha, Fera Restaurante, Panificadora Santo Antônio, Poró, Varanda da Isa e Zanzibar, no Santo Antônio Além do Carmo; Bistrô 9, Feijoada da Ju e Restaurante São Miguel, no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros; e Bistrô Negreiros, no Largo da Saúde.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade