Paredão de funk e outros ritmos ocupam museu no RJ
Em três noites temáticas grátis, aparelhagens de funk, tecnobrega e reggae mostram variedade de batidões nas periferias
Aparelhagem do Pará; Radiola do Reggae, do Maranhão; e Paredão de Funk, carioca, entre outros, celebram a cultura dos paredões de som originários das periferias e interiores do país. O evento inclui mostra de filmes, debates e feira gastronômica.
Coloque o capacete e reforce o telhado, pois o batidão vai abalar em três noites da primeira edição do Festival Paredão Ocupa o Museu, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). É o universo cultural dos paredões de som invadindo o coração da cidade.
O festival celebra a cultura dos paredões, grandes estruturas sonoras que impulsionam a música nacional e abrigam estilos originários das periferias e interiores do país.
Compostas por caixas de som de diversos formatos, essas estruturas revolucionaram a música e envolvem cadeias de produção que empregam centenas de pessoas.
Desenvolvidos ao longo de anos por artistas periféricos, esses movimentos refletem a diversidade sonora do Brasil, abrangendo gêneros como funk, tecnobrega e reggae.
O festival é inovador por reunir estruturas sonoras de todo o Brasil e levar as culturas de paredão para um espaço pouco convencional, como um museu.
A programação será dividida em três noites temáticas: Aparelhagem do Pará, Radiola de Reggae do Maranhão e Paredão de Funk. O evento gratuito acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2024, das 16h às 2h.
O evento contará ainda com mostra de filmes, uma feira de alimentação com comidas típicas e um ciclo de debates sobre a cultura dos paredões e suas influências, com a participação dos curadores e artistas de cada gênero musical.
Serviço
Festival Paredão Ocupa o Museu
26, 27 e 28 de setembro de 2024
Entrada gratuita
Os ingressos serão liberados em lotes, consulte e retire seu ingresso na bilheteria ou no site bb.com.br/cultura
Sujeito a lotação