Projeto transforma escadão no Jardim São Luís em parque infantil
Novo ambiente foi revitalizado com grafites, horta comunitária e brinquedos como escorregador, amarelinha, balanço e escalada
O escadão da Viela Matriz, Jardim São Luís, periferia da zona sul de São Paulo, ganhou novas cores nos últimos anos. Isso porque o projeto Circo de Québra vem transformando o local em um parque com brinquedos, grafites e horta comunitária para os moradores.
A iniciativa começou em agosto de 2021, quando integrantes do projeto decidiram revitalizar a escadaria, mas sem realizar mudanças estruturais. O pontapé dessa proposta foi ouvir os moradores da região sobre o que eles desejariam ter no local, especialmente as crianças que já tinham o costume de realizar brincadeiras naquele ambiente.
"Em um primeiro momento foi feita uma pesquisa, em que as crianças do bairro apresentaram um pouco das dinâmicas, brincadeiras e percursos que realizavam. Em seguida, foi sugerida uma dinâmica em que moradores de todas as idades poderiam criar e imaginar como poderia ser um parquinho naquele espaço, sendo convidados a desenhar seus parques dos sonhos”, conta o fundador do projeto, Wandré Gouvêia.
Wandré, inclusive, é cria da zona sul, e na infância usava o ambiente como recreação, assim como as crianças de hoje. E considerando os desejos dos moradores, nasceu o que ficou conhecido como Parque de Québra.
O novo ambiente convida quem transita por lá a brincar e a preservar o local, como explica Gouvêia. "O Parque de Québra surge a partir de uma proposta de criar um ambiente acolhedor, em que as famílias possam estar integradas com a ideia do brincar e cuidar."
Espetáculos culturais
O processo de ressignificação da escadaria da Viela Matriz, do Jardim São Luís, nasceu em 2016, quando o Circo de Québra estabeleceu como objetivo tornar aquele local em um palco artístico.
As apresentações culturais, oficinas e, especialmente, espetáculos circenses, transformou o que antes era um ambiente de passagem em uma referência cultural para os moradores da região.
Sobre o Circo de Québra
Mesmo com o foco de atuação na escadaria da Viela Matriz, o projeto já realizou intervenções culturais em outros bairros periféricos de São Paulo. As ações ocorrem sempre na rua, possibilitando com que o evento seja contemplado pelos moradores sem precisar sair de casa.
A iniciativa já realizou mais de 50 eventos, envolvendo cerca de 300 artistas e alcançando mais de duas mil pessoas.
Programação
13/08
14h30 - Treino Livre/Vivência - Atividade com Adriano Castelo Branco
15h15 - Cortejo + Pocket show/Intervenção Artística de Las Manas
Acompanhe as redes sociais do Circo de Québra e fique por dentro das atividades!