'Tubarão Te Amo': MC Carol exige créditos em viral que usa sua voz sem autorização
Funkeira diz que sua equipe tenta contato com DJ Lk da Escócia há um mês sem sucesso, e que não pretende derrubar a música
A funkeira MC Carol reivindica os créditos e direitos de uso de sua voz na música 'Tubarão Te Amo', que viralizou no TikTok. Segundo relatou nas redes sociais, ela não tem recebido qualquer quantia pelo uso de sua gravação no hit e, ao tentar contato com a equipe do DJ Lk da Escócia, responsável pela gravação, não obteve qualquer retorno até o momento.
Após seu desabafo viralizar, DJ Lk da Escócia se manifestou sobre o assunto (veja mais abaixo).
Ao Terra, MC Carol disse que sua empresária tenta contato com a equipe do DJ desde o início de novembro, por diferentes meios, mas sem sucesso. A funkeira reclamou de ter que "correr atrás" da outra equipe quando, na verdade, era ela quem deveria ter sido consultada previamente.
"Não é a gente que tem que ir atrás das pessoas. São as pessoas que usam a nossa voz que têm que entrar em contato", afirma. "Você tem que botar lá o nome da pessoa, nos direitos autorais, nos créditos".
Usar minha voz sem autorização nas músicas tá virando um hábito! A última foi essa “TUBARÃO TE AMO” que tá bombando nas redes e eu não to recebendo nem 1 real… Minha equipe tá tentando contado no tel da equipe do DJ Lk e eles simplesmente não atendem ou não respondem 🤷🏾♀️
— MC Carol (@mc_caroloficial) December 6, 2022
Após a publicação, a funkeira recebeu alguns comentários de usuários rebatendo a exigência de créditos, afirmando que sua parte no hit seria "apenas uma montagem".
"Não interessa se é montagem [...] Eles têm que dar a parte das pessoas", rebate a artista.
Carol revelou que sua empresária derruba entre duas a quatro músicas todos os meses, por uso sem autorização de suas composições ou voz. Sem dizer o motivo, no entanto, ela diz que não tem interesse em derrubar 'Tubarão Te Amo'. Publicar a queixa no Twitter foi, justamente, uma forma de chamar a atenção da equipe do DJ.
"Eu, Carol, tento sempre a melhor forma. Só que às vezes chega num ponto que a pessoa ignora por meses. Eu fico no meio disso, porque de um lado a pessoa ignora, do outro tem uma equipe querendo derrubar e processar, eu fico no meio disso, não querendo. Não quero ser vista como essa pessoa, mas não sou otária", diz MC Carol sobre uso de sua voz sem autorização.
Hit viral
A música 'Tubarão Te Amo' entrou no TOP 3 viral do Spotify EUA e tem milhões de visualizações em vídeos publicados na rede social TikTok. O sucesso veio com a viralização de vídeos em que crianças fazem batalha de dança ao ritmo do hit e, também, com o usuário Paulo Victor Mapa, de 23 anos, que fez a coreografia em sua antiga empresa, vestindo roupa social, e ganhou 700 mil seguidores da noite para o dia.
essa geração do tiktok 🗣😂 pic.twitter.com/VF6FMmj4TV
— UpdateCharts (@updatecharts) November 4, 2022
Em seus stories, DJ Lk da Escócia comentou o assunto no fim da manhã desta terça-feira, 6, horas depois do relato de MC Carol. Ele desmentiu a funkeira e disse que não houve qualquer tentativa de contato anterior e ainda a acusou de oportunismo.
"Ela falou que tava tentando falar comigo há muito tempo, mas ela só me chamou hoje, no mesmo horário que fez a postagem. Acho incrível, a música está tocando em tudo é quanto lugar, ela vem me chamar agora? Por que não chamou antes? A música já tem quatro meses e nunca me chamou", disparou.