Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Mateus: como surgiu e qual é a história do distrito de SP

Saiba mais detalhes e curiosidades sobre a periferia que fica localizada na zona leste de São Paulo

3 out 2023 - 05h00
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
São Mateus, na zona leste de São Paulo, nasceu no ano de 1948
São Mateus, na zona leste de São Paulo, nasceu no ano de 1948
Foto: Jhony Inácio/Futura Press

Localizado na zona leste de São Paulo, a cerca de 20 km do centro da cidade, o distrito de São Mateus carrega 75 anos de história.

Com 155.140 habitantes, a quebrada ganhou em janeiro deste ano, um documentário sobre o distrito, que mostra a conexão de moradores com a música. 

História

Em meados de 1946, a família Bei comprou uma vasta extensão de terra, dando início a Fazenda São Mateus. Após dois anos, em 1948, Mateo Bei, o líder da família, decidiu vender as terras, surgindo assim o bairro de São Mateus. Para marcar esse momento, uma missa de ação de graças foi realizada no dia 8 de dezembro do mesmo ano, sob a orientação do bispo Dom Antônio de Macedo.

Qual a origem do nome de São Mateus?

A inspiração para o nome Cidade São Mateus surgiu de Salvador Bei, como homenagem ao pai Mateo Bei. Anos depois, a primeira avenida do bairro recebeu o nome do patriarca. A família escolheu o termo “cidade” pois tinham certeza que o bairro, no futuro, se tornaria uma cidade em ascensão.

Em1952, Nildo Gregório da Silva deu vida à “Voz da Colina”, associação dedicada a impulsionar melhorias na região, abrangendo áreas como transporte, educação, saúde e lazer. Mateo Bei também foi responsável por promover avanços culturais e socioeconômicos em São Mateus. Em 1990, o distrito tentou emancipar-se da capital na tentativa de virar um município, mas não deu certo. 

Como chegar em São Mateus

São Mateus faz divisa com bairros como Itaquera, Vila Prudente e Guaianases, na zona leste e conta com as estações de metrô São Mateus e Jardim Colonial da Linha 15-Prata, sendo Jardim Colonial a mais recente, inaugurada em dezembro de 2021. O distrito também possui o Terminal Metropolitano São Mateus, instalado em 1988.

Bairros de São Mateus

Entre os bairros que fazem parte do distrito de São Mateus, estão: Cidade IV Centenário, Cidade São Mateus, Cidade Satélite Santa Bárbara, Jardim Cinco de Julho, Jardim Colonial, Jardim Egle, Jardim Imperador, Jardim Itamarati, Jardim Itápolis, Jardim Laranjal, Jardim Nove de Julho, Jardim Ricardo, Jardim Santa Adélia, Jardim São Cristóvão, Jardim São José, Jardim Tietê, Jardim Três Marias, Vila Flávia, Vila Paraguaçu e Vila Santo Antônio.

8 curiosidades de São Mateus, distrito da zona leste de SP 8 curiosidades de São Mateus, distrito da zona leste de SP

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade