São Miguel Paulista: a história do bairro onde está a famosa Praça do Forró
Uma das quebradas mais antigas de São Paulo, a região tem diversos pontos históricos, como a Capela de São Miguel Arcanjo
Na zona leste de São Paulo, o bairro São Miguel Paulista se destaca como um guardião de memórias, conhecido por ser um dos mais antigos da capital.
A história de São Miguel Paulista remonta à Aldeia de Ururaí, uma comunidade estabelecida por indígenas guaianases que escolheram deixar as redondezas do Colégio Jesuíta de São Paulo. Ururaí era como os nativos se referiam ao Rio Tietê, que banha a região.
No século 17, com o propósito de estabelecer a influência cristã na aldeia, o padre José de Anchieta ergueu uma capela na localidade, nomeando-a de São Miguel em homenagem ao arcanjo. A partir desse ponto, o bairro de São Miguel começou a se desenvolver ao redor da capela.
Capela de São Miguel Arcanjo
A Capela São Miguel Arcanjo, construída em 1560, representa o templo mais antigo de São Paulo, sendo posteriormente reconstruída em 1622. No ano de 1938, a importância histórica do local foi oficialmente reconhecida quando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a tombou. Até hoje, a capela mantém suas características originais.
Praça do Forró
A capela fica localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, conhecida popularmente como Praça do Forró, apelido adquirido em 1980 devido à grande chegada de nordestinos na região para trabalhar na Companhia Nitro Química Brasileira. Na época, a praça se tornou um ponto de encontro animado para esses moradores, que se reuniam para dançar forró e desfrutar de momentos alegres.
Como chegar em São Miguel Paulista?
O bairro possui a estação São Miguel Paulista, servida pela Linha 12-Safira da CPTM e o terminal de ônibus São Miguel.
O distrito de mesmo nome ainda conta com bairros como: Vila Nova Itaquera de Baixo, Cidade Nitro Operária, Vila Siqueira, Vila Pedroso, Vila Americana, Vila Doutor Eiras, Parque Sônia, Vila São Silvestre, Vila Jacuí, Vila Giordano, Cidade São Miguel, Vila Sinhá, Vila Rosária, Vila Vessoni, Vila Aparecida, Vila Olho D’Água, Cidade Nova São Miguel, Jardim São Sebastião, Vila Xavantes, União de Vila Nova, Jardim Ipanema, Jardim Lucinda, Vila Raquel, Vila Progresso, Jardim Beatriz, Vila Danúbio Azul e Jardim Ubirajara.
O que tem de lazer em São Miguel Paulista?
A região conta com o Parque Helena, aberto ao público em 2019. O local oferece espaços para eventos, oficinas culturais e recreativas, churrasqueiras, playground, pista de skate e campos de futebol, incluindo quadras poliesportivas, vestiários, biblioteca e restaurante.
Em 2010, o Núcleo de Lazer Vila Jacuí abriu suas portas, proporcionando uma variedade de opções de entretenimento, incluindo áreas para a prática de esportes como futebol e skate. Dispõe de quadras, quiosques, equipamentos de ginástica adaptados para a terceira idade, espaços de recreação, entre outros.