Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sapopemba: qual é a origem e o significado do nome?

Veja curiosidades sobre a região, com nome em tupi e por onde cruza a via mais extensa da cidade de São Paulo

5 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Sapopemba foi oficialmente fundada em junho de 1910
Sapopemba foi oficialmente fundada em junho de 1910
Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo

Você sabia que Sapopemba, na zona leste de São Paulo, fazia parte da Vila Prudente no passado? Com mais de 284.524 habitantes, segundo o Censo 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região surgiu em 26 de junho de 1910.

Só alcançou o status de distrito em 1985, quando se separou de Vila Prudente. A colonização do bairro foi principalmente conduzida por imigrantes portugueses, que se utilizaram de vastas áreas de terras férteis em propriedades de cultivo de vegetais.

Um marco significativo no desenvolvimento de Sapopemba ocorreu com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em 1931, vinda de Portugal. Contudo, a imagem, encomendada por João Alves Pereira, só foi autorizada para entrada no país pela alfândega após um grupo de moradores unir esforços para quitar a taxa de importação.

Depois de levarem a imagem até Sapopemba, foi criado um santuário para abrigar a imagem da santa próximo à antiga Igreja de São Roque, de acordo com a Subprefeitura de Sapopemba.

Qual o gignificado de Sapopemba?

Inicialmente, os imigrantes italianos denominaram a área de Monte Rosso, devido ao solo vermelho, ideal para a agricultura e a produção de telhas e tijolos. Posteriormente, o nome Sapopemba foi adotado, sendo uma palavra tupi que traduz “raiz angulosa”, em referência à árvore sapopema, encontrada na Amazônia, cujas raízes crescem até dois metros de altura ao redor do tronco. 

Qual é a maior avenida de São Paulo?

Por ali também passa a Avenida Sapopemba. É a via mais extensa da cidade de São Paulo, que se estende por 45 km. Ela se inicia no cruzamento com a Avenida Salim Farah Maluf, no região da Água Rasa, cruza 53 bairros da zona leste, passa pela cidade de Mauá (SP), até chegar ao fim no Largo de Santa Luzia, em Ribeirão Pires (SP). 

8 curiosidades sobre a avenida Sapopemba, a maior de SP 8 curiosidades sobre a avenida Sapopemba, a maior de SP

Lazer em Sapopemba

O Parque da Integração Zilda Arns é uma excelente escolha para quem deseja se divertir ao ar livre. O parque oferece uma infraestrutura completa, incluindo pista para caminhada, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para todas as idades, como também quadras poliesportivas, mesas para jogos, playground, campos de futebol, pista de skate e diversas outras opções.

Tem também a Fábrica de Cultura Sapopemba, inaugurada em junho de 2011 e situada no bairro Fazenda da Juta. O espaço abriga um teatro com capacidade para 300 espectadores, totalmente equipado para apresentações, além de salas de aula e uma biblioteca. Com um total de 16 salas dedicadas a diversas atividades culturais, destacam-se aquelas voltadas para artes plásticas, feiras culturais, cursos, dança, música e circo.

Transporte público

A Estação Sapopemba, Linha 15-Prata, não está integrada a outros sistemas de transporte, no entanto, é viável chegar utilizando linhas de ônibus que atendem a região. Os bairros que estão próximos à Linha 15-Prata são Vila Prudente, São Mateus, Mooca e Itaquera.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade