Série documental traz registros de festas populares afro-brasileiras
Projeto digitalizou acervo audiovisual de tradições como Congada, Festa do Divino, e Jongo realizada em comunidades dos estados de SP e MG
A série documental Cadernos de Campo apresenta seis vídeos com registros de festas populares afro-brasileiras realizadas na década de 1990 em cidades de São Paulo e de Minas Gerais. Os filmes foram montados a partir da digitalização dos acervos de registros audiovisuais da Associação Cultural Cachuera! realizados em comunidades que mantêm formas de expressão tradicionais como o jongo, a congada e outras manifestações.
Cadernos de Campo conta com registros da Festa do Divino em São Luís do Paraitinga (1992-1993), Congada de Ilhabela (1993), Jongo de Guaratinguetá (1993), Caiumba ou Batuque de Tietê, Piracicaba e Capivari (1993), todas em SP, e dos Reinados das Irmandades Negras do Rosário dos Arturos, em Contagem (1992), e de Justinópolis, em Ribeirão das Neves (1996), ambas em MG.
Os vídeos serão disponibilizados semanalmente, a partir de 24/05, às 16h, no canal do Youtube da Associação Cultural Cachuera! (youtube.com/associacaocachuera). O acesso é gratuito.
O projeto foi contemplado pelo PROAC de 2021. Segundo a associação, o objetivo do projeto é conhecer e dar a conhecer riquezas culturais, artístico-religiosas, filosóficas que o véu opaco da branquitude teimava em esconder de nós brasileiros, inclusive afro-brasileiros - nessa parte do país em particular, domínio da “locomotiva” econômica.
A Associação Cultural Cachuera! é uma organização de referência na pesquisa, documentação e divulgação da cultura popular tradicional brasileira. Fundada em 1998, a associação foi contemplada em 2007 com a Ordem do Mérito Cultural e com o Prêmio Culturas Populares, ambos concedidos pelo Ministério da Cultura/Governo Federal.