Jovem do Recife cria empreendimento de tecnologia periférica
Projeto será inaugurado em outubro com incentivo financeiro do governo britânico para realização de maratona de inovação
Daniel Paixão, 21 anos, cria da favela do Jacaré, localizada no bairro de Maranguape I, em Paulista, Pernambuco, é um jovem ativista socioambiental, estudante de jornalismo e, desde muito pequeno, sonha em ver seu território noticiado pelos jornais fora das páginas policiais. Para isso criou o Hub.periférico.
Ele será uma plataforma física e digital de alta performance, que atuará de forma interdisciplinar nos eixos de educação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções sustentáveis. O objetivo principal é transformar as vulnerabilidades das favelas e periferias em oportunidades dignas.
Paixão não é um amador em iniciativas sociais. Em 2015, fundou a Associação Fruto de Favela, com o objetivo de promover qualificação e oportunidades para crianças, jovens e famílias da periferia. Nesses oito anos de existência, a Associação vem realizando ações educativas, culturais e esportivas. Sobretudo, incentiva o aprendizado de tecnologia para proporcionar inovação inclusiva com impacto social e digital.
Foi acreditando no potencial humano e tecnológico das favelas que Daniel Paixão idealizou o Hub.periférico. “Ele desenvolverá grandes projetos para colocar as favelas e periferias no centro do debate da inovação, tecnologia e clima em Pernambuco e no Brasil”, afirma.
Governo britânico financiará maratona tecnológica
Em junho deste ano, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq visitou o imóvel em que será instalado o Hub.Periférico. Após reforma, o local se transformará em ponto de inovação, empreendedorismo e tecnologia periférica.
A visita foi recepcionada pela Associação Fruto de Favela, organização matriz do Hub.Periférico, fundada pelo jovem Daniel Paixão, que firmou contrato de cooperação técnica com o governo do Reino Unido através do UK Brazil Tech Hub.
Esse convênio visa realizar o primeiro projeto do Hub.Periférico, denominado Hack.Periférico. Trata-se de uma maratona para criação de soluções tecnológicas inovadoras para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no estado de Pernambuco.
Uma exigência: a participação e o protagonismo de jovens que vivem em comunidades vulneráveis na resolução dos desafios propostos na maratona. “Esta será uma oportunidade de promover a inclusão sociodigital, empreendedorismo juvenil e redução dos impactos socioambientais em comunidades que vivem e sentem os reflexos das desigualdades”, explica o ativista.
Inauguração em grande estilo
Previsto para ser inaugurado em outubro e situado no Porto Digital – um dos maiores parques de inovação e tecnologia da América Latina – o Hub.Periférico buscará atrair oportunidades e investimentos para realizar ações e projetos de impacto socioambiental.
O Hub.periférico tem previsão para ser lançado durante a edição do Rec'n'Play, o “carnaval do conhecimento”, promovido pelo Porto Digital. O tema desta ano é Pontes que Conectam às Margens.
A iniciativa pretende unir poder público, empresas, academia, organizações sociais e comunidades periféricas para avançar a Agenda 2030 e acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Pernambuco.
O Hub.Periférico já estabeleceu parceria com as consultorias Revolucione e Potyra. A sede fucnionará em imóvel cedido pela Santa Casa de Misericórdia. Também estabeleceram parceria a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI) e com o Gabinete do Centro do Recife - RECENTRO.