Camelô baiana abre o próprio negócio e ganha prêmio em Paris
Assistente social, empresária e CEO do Bistrô Louise teve ideia de abrir o próprio restaurante após viagem de lua de mel à Europa
Com experiências diversas em um grande currículo, a baiana Luize Arapiraca, CEO do Bistrô Louise, natural de Feira de Santana, na Bahia, já atuou como camelô, panfleteira, vendedora de ingressos de festas e de seguros, auxiliar administrativa e assistente social – cargo que ocupa até os dias de hoje, reconhecida pelo título de doutora Honoris Causa.
Sua trajetória, além de inspiradora, mostra que ela conseguiu transformar sonhos em realidade. Um deles foi ver o próprio restaurante de culinária contemporânea, mediterrânea e vinhos ser premiado no The Winner Paris neste ano.
A carreira de Luize no empreendedorismo teve início ainda na adolescência, aos 14 anos, quando trabalhava como vendedora ambulante em um dos mais movimentados centros comerciais de Feira de Santana. Foram dez anos nessa atividade com a família, e se destacando entre os demais vendedores com suas expertises específicas para fidelização.
“Trabalhei com meu pai dos 14 aos 24 anos como camelô em um calçadão de Feira de Santana, vendendo confecções em barracas de lona. Junto com meus irmãos paternos, trabalhávamos em feiras livres em outros municípios e desde aquela época eu já era empreendedora, pois a minha estratégia de venda era diferente e impactante, atraindo os clientes e fidelizando-os”, conta.
Luize conquistou o título de Doutora Honoris Causa atuando no serviço social. Essa honraria é concedida àqueles que contribuem para o progresso da sociedade em geral, tendo a oportunidade de trabalhar com assistência à saúde.
“Entrei na faculdade aos 25 anos e, em 2011, formei em Serviço Social. Em setembro do mesmo ano já estava cursando minha primeira pós-graduação. Em 2014, fiz minha segunda pós-graduação e, em 2021, iniciei o mestrado. Agora em 2022 recebi o título de Doutora Honoris Causa, reconhecimento da minha trajetória profissional no serviço social”, diz Luize.
Através dessa atividade profissional, conseguiu implantar o serviço social em um hospital privado de Feira de Santana. Ela lembra que essas experiências ao longo dos anos impulsionaram a sua vontade de inovar, além de promover mudanças através de práticas modernas e humanizadas. Pilares que contribuíram para trilhar novos caminhos na profissão e começar a desenvolver projetos sociais.
“Hoje, além de CEO do Louise, estou Diretora de Projetos Sociais do Instituto Bahia, atuando com famílias que estão em condição de vulnerabilidade social, no enfrentamento a questão social como a pobreza, desigualdade, supressão dos direitos humanos, mulheres vítimas de violência doméstica e fortalecendo também os movimentos sociais”, destaca.
Em paralelo ao trabalho como assistente social, Luize abraçou o desejo de empreender. Após a viagem de lua de mel para Veneza, na Itália, conheceu o Bistrô Venese e decidiu iniciar um projeto ousado e desafiador. Em 2017, idealizou o Bistrô Louise, empreendimento único, imponente, grandioso e com inspirações em Veneza e Paris. Esse empreendimento a levou ao reconhecimento internacional pela inovação, tendo êxito através do prêmio The Winner Paris.
Em relação aos principais desafios enfrentados ao iniciar as demandas do Bistrô Louise, a empreendedora destaca que o machismo está em qualquer serviço ou atividade executada por mulheres, mas que isso não a assusta e sim a impulsiona.
“O maior problema nesse debate é a mudança cultural, pois sempre colocam em dúvida a nossa capacidade de gerir. De alguma forma, todos os desafios esbarram nessa questão. Ao longo da história, as mulheres exercem seus papéis como donas de casa e mães de família, sendo de responsabilidade do homem trabalhar fora para trazer o sustento para a casa. É nesse cenário que me identifico e foi por ser uma mulher obstinada e aguerrida que, aos 38 anos, me tornei empreendedora”, afirma.
Em relação ao futuro, a empreendedora destaca que seguirá com objetivos de promover experiências gastronômicas e sensoriais inesquecíveis para sua clientela. Além disso, pretende inovar e usar a força do empreendedorismo feminino para criar cartela própria de produtos. Desta maneira, será possível levar o bistrô para outros municípios e estados, transformando a experiência regional em algo nacional que faça parte da rotina da população brasileira.
“Em torno do Bistrô Louise tenho muitos projetos, dentre eles, o principal, transformá-lo em uma marca, além do lançamento de produtos exclusivos do Bistrô. Já estou em discussão com alguns investidores e em busca de novos empreendedores que desejam expandir o empreendimento”, finaliza.