Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cria da zona norte de SP mostra que trabalhar com unhas é arte

No quarto episódio da série 'Crias', a artista conta como começou a trabalhar com design de unhas, os dilemas do trampo e a relação entre moda e quebrada

23 nov 2022 - 11h49
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

As unhas das mulheres nas quebradas se destacam para além da beleza que simbolizam as cores vibrantes, os vários tamanhos e acabamentos. Mais que isso, as unhas comunicam garra e disciplina. "Na periferia as mulheres têm uma relação muito forte com unha, isso vem antes de Brasil", lembra a nail stylist Stephani Mauricio, 28, protagonista do quarto episódio da série "Crias" da Agência Mural.

Nascida na Vila Dionisia, bairro do distrito de Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, Stephani se formou em moda. Depois de trabalhar em uma grande rede de roupas, ela sacou que ganhar a vida em um trabalho tradicional dentro da indústria da moda não era o que queria.

Foi quando, há dez anos, Stephani vislumbrou nas poderosas unhas alongadas de Rihanna um caminho para ganhar a vida exercendo arte.

Ela, que sempre fez a própria unha, aprendeu a técnica e depois fundou uma marca de press on nails, como os gringos chamam as unhas postiças (e aqui a gente manteve o inglês pois, de fato, é uma técnica nascida nos EUA, que fez muito sucesso nas quebradas de lá).

Na Flossy Mob, Stephani faz à mão unhas utilizando diversos tipos de materiais e exagerando nos tamanhos (As unhas gigantes do cineasta Zé do Caixão são uma referência? Sim!).

As unhas postiças reutilizáveis e customizáveis marcam presença de honra nos videoclipes de artistas, como Tasha & Tracie e Luísa Sonza.

"Tudo rolou mesmo quando a Bivolt me chamou para fazer as unhas dela para um clipe do álbum que ela ia lançar. Foi a primeira vez que eu trampei da forma que eu queria trampar. Ter autonomia criativa, as pessoas verem o meu trabalho como arte e me respeitarem como artista", conta.

Stephani Mauricio cresceu na Vila Nova Cachoeirinha @Léu Britto/Agência Mural
Stephani Mauricio cresceu na Vila Nova Cachoeirinha @Léu Britto/Agência Mural
Foto: Agência Mural

Além de Bivolt, Tasha e Tracie e Sonza, Stephani também trabalhou com a cantora Anitta, a ex-BBB Juliete, a ex-ginasta e comentarista Daiane dos Santos. Quanto mais o comprimento das unhas das famosas cresce, mais a moda pega. O trabalho de quem faz, no entanto, nem sempre é reconhecido como deveria.

"As pessoas pagam muito num quadro. Mas qual é a diferença de uma pincelada numa tela e uma pincelada numa unha? [Por que] certas coisas são arte e outras não são?"

Stephani Maurício, estilista de unhas

Crias

Toda semana, no canal do YouTube da Agência Mural e no Instagram, você conhece um criador das quebradas de São Paulo.

A série de vídeos "Crias" foi realizada com os recursos do programa "Digital Video Masterclass Series", promovido pela Meta em parceria com o ICFJ (International Center of Journalists). A Agência Mural foi uma das 15 selecionadas no programa, ao lado de redações como Nonada Jornalismo, SBT e Nexo Jornal.

Ao longo de dois meses, os jornalistas da Agência Mural Jessica Bernardo, Ingrid Fernandes, Pietra Alcântara e Rômulo Cabrera participaram de uma mentoria com Fred Bottrel, chefe de reportagens especiais na TV Globo em Belo Horizonte, para idealizar a construção da série.

Foto: Agência Mural
Agência Mural
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade